Wednesday, December 14, 2016

The Disappointment Room

DJ Caruso e Shia Labeouf foram a determinada altura da decada passada uma dupla interessante, principalmente comercial, augurando-se um futuro brilhante ainda que separados aos dois. Alguns anos volvidos Shia tornou-se um actor quase indie, e Caruso um realizador de filmes de terror de baixo rendimento. Este ano surgiu com este filme, cujos resultados foram ainda mais desastrosos do que as piores possibilidades, criticamente com avaliações negativas e comercialmente, mesmo conseguindo expansao wide com resultados completamente residuais.
Sobre o filme, todos conhecimentos a base para a maioria das historias de terror, uma familia, uma casa e espiritos, não sei quantos filmes por ano se lançam nesta aventura mais que estudada e abordada, mas temos mais uma tentativa. E se a maioria dos filmes faz o obvio e mesmo esse normalmente é mediocre este filme consegue ainda ser pior que o obvio com a criançao de linhas narrativas que abandona e pior que isso com sequencias de imagens desprovidas de qualquer logica e sentido, como se fosse a personagem perdida nas suas ilusões, mas que nunca percebemos os seus objetivos.
Mas não é por aqui que ficam os defeitos do filme, desde logo erros de caracterizaçao, um pai e irmao sem qualquer tipo de sintoma da perda de um familiar bebe, e uma mãe que tem todos e mais alguns problemas. Uma personagem que surge para desiquilibrar amorosamente o casal que desaparece antes de qualquer tentativa, e pior a sequencia de imagens despropositas misturando acontecimentos de vida com imagens passadas da casa numa mixordia sem qualquer sentido, fazem o filme ser absolutamente inarravel em termos de concretização.
Por este mesmo ponto pensamos que se trata de um filme cujos objetivos sao todos falhados, o argumento não tem sentido, e nunca consegue ter climax, nunca o horror consegue impressionar e outros elementos que poderiam surgir como dinamica de casal e alguma sensualidade acaba por ser totalmente desprediçado depois de diversos alicerces serem lançados.
A historia fala de uma familia que apos a morte do elemento mais novo da mesma, muda para uma casa de campo, que contudo começa a surgir acontecimentos estranhos que colocam em causa toda a sanidade mental dos seus elementos.
Eu confesso que ate gostei do primeiro argumento de Miller, em Stoker, mas penso que este é dos maiores disparates em termos de argumento que me lembro de ver, desde logo a abordagem de sequencias abandonadas, a falta de climax e personagem redondam num autentico desastre de logica e impacto
Em termos de realizaçao eu confesso que em disturbia ate gostei da simplicidade de Caruso fazer filmes de açao, no terror nada funciona, a conjugaçao de imagens completamente ilogicas e daquelas coisas que questionamos o que passa na cebeça do realizador. Ou seja longe de qualquer nivel que já teve.
No cast o filme é liderado por uma Beckinsale fora de forma, e logica a sua beleza, mas por outro lado os seus poucos recursos tornam-se cada vez mais notorios, num dos piores papeis do ultimo ano, sem folgo, sem ritmo sem intensidade o que não pode ser pior para alegadamente um filme de terror

O melhor – A curta duração

O pior – Pegar numa historia repetida e de pouco interesse e tornar tudo pior


Avaliação - D-

No comments: