Monday, December 19, 2016

Sing Street

John carney tornou-se nos ultimos anos o realizador que melhor conseguiu fazer o balanço entre a musica e o cinema, em torno de comedias simples, de curta duração e orçamento, usualmente com cast repletos de desconhecidos, mas que consegue convencer a critica. Este ano surgiu este Sing Street, excelente recebido pela critica, valendo-lhe mesmo a nomeaçao para o globo de ouro de melhor comedia. Em termos comerciais e tendo em conta que se trata de um filme irlandes de poucos meios podemos dizer que os resultados de bilheteira foram excelentes.
Num ano em que o cinema parece não encontrar ate ao momento grandes filmes cheios de significado eis que Carney, que já tinha tentado anteriormente tem o seu melhor filme e um dos melhores do ano, com uma formula simples de jovens a procura do sonho musical e na forma como tudo influencia as nossas vidas e sonhos. E um filme com diversos assuntos que os debruça sempre de uma forma poetica sem nunca perder o jeito e o humor britanico que lhe dão uma roupagem unica.
E dificil encontrar um filme que conjugue emoçao, historia, e mais que isso humor, e Carnei consegue unir todos estes elementos numa dose certa dando ainda ao filme uma excelente banda sonora com diversas pontes musiciais. Alias a musica e um dos ingredientes principais de um filme rude mas com todo o simbolismo necessário, e quando assim o é, um filme como este só poderia funcionar.
Do lado negativo eu confesso que acho a forma de realizar dos filmes independentes britanicos demasiado semelhante, claro que se pode questionar se o filme ficaria bem de outra forma e talvez não, mas nestes momentos algo de novo, algo de singular na realização poderia dao ao filme mais dimensao e impacto, pese embora a forma moderada como o filme funciona acaba por ser bem balanceado, equilibrado e mais que isso intenso.
A historia fala de um jovem com amor pela musica, que ve a sua mae se separar do seu relacionamento começando a criar uma banda sob influencias das escolhas musicais do meio irmão. Nesse momento conhece uma rapariga cheia de sonhos que será a sua inspiração para a musica.
Em termos de arguemento podemos dizer que se trata de um filme que mesmo não sendo um poço de orignialidade em nada, consegue ter um argumento forte nos dialogos e nas personagens, com um bom balanço de simbolismo e humor. A forma como a personagem vai mudando de estilo consoante a musica e unica.
Carney mesmo não sendo um realizador de primeira linha e talvez aquele que melhor consegue fazer chegar a essencia da musica ao cinema, talvez já merecesse outra visibilidade que talvez não queira, mas claramente já conquistou o seu lugar proprio no cinema.
Num cast com muita gente nova, não sendo o melhor elemento do filme, já que por vezes falta algum carisma, cumpre num filme onde os trunfos e objetivos estao noutro aspeto.

O melhor – O balanço de todos os elementos do filme.

O pior – Poderia na realizaçao ter mais risco


Avaliação - B+

No comments: