Thursday, December 29, 2016

Middle School: The Worst Years of My Life

Durante anos os filme sobre adolescentes nas escolas fizeram as delicias do publico mais jovem, pela sua simplicidade pelos seus métodos, pelo humor e por fazer recordar um pouco a infância. Com o tempo tal genero ficou em desuso, dai que é sempre surpreendente e arriscado um filme com esta temática. Talvez por isso e mesmo tendo passado com mediania no sempre exigente crivo da critica este filme teve resultados comerciais modestos, pese embora a sua prolongada extensão de estreias.
Sobre o filme, desde logo podemos dizer que com algumas alterações na forma e narrativas o filme é aquilo que pensamos que ele vai ser, ou seja a tipica comedia idiota do aluno que não se encaixa na nova escola principalmente com o tirano diretor e prepara uma serie de partidas enquanto tenta se livrar do chato do novo namorado da mãe. Ate aqui perguntamos como perder tempo com uma historia igual a tantar outras e que são lançadas ao quilo diretamente para dvd.
O que o filme tem de novo sao dois aspectos que fazem dele ligeiramente diferente para melhor quando comparado com esses filmes que já ninguem perde atenção. Desde logo a forma de realização com a inclusao de desenhos animados criados pelo protagonista como que criando uma realidade apensa, que não fica apenas pelos desenhos e aqui tem o ponto alto narrativo e por vezes surpreendente de um filme que até então passeava monotonia.
Ou seja temos uma comedia tipica de teenagers, a maior parte do tempo esteriotipada ao maximo e quase sempre sem grande graça, mas que consegue em aspectos pouco expectaveis surpreender no guião e com menos força na forma. Mesmo assim pensamos que o excesso de semelhanças com muitos filmes do genero faz-nos pensar se existe espaço mais para o genero do que propriamente para o filme em si, ainda mais quando não consegue chamar a si grandes figuras da setima arte.
A historia fala de uma familia que muda frequentemente de escola devido um adolescente mal comportanto que não consegue ultrapassar o trauma da morte do irmão. Na nova escola vai ser como adversario um diretor rigorosissimo, tendo apenas a ajuda do seu melhor amigo e do seu interesse amoroso.
Em termos de argumento as adaptaçoes de literatura juvenil, são normalmente simples pois tem como base materia para menores lerem, o que não pode ser extremamente complicado. Em termos de argumento algum risco e isso sai bem no filme, mesmo que na sua essencia seja mais do mesmo, seguindo os cansativos esteriotipos do genero,
Na realizaçao Carr esta relacionado com filmes de comedia pouco interessantes do ponto de vista critico, alterando um pouquinho o genero neste filme. O resultado é mais interessante principalmente na conjugaçao da animaçao com a imagem real. Nao sendo uma grande realizaçao e deste ponto de vista melhor do que tinha feito.
No cast pouco ou nada de relevante em termos de adultos, trajetorias diferentes nos mais pequenos, se o protagonista Griffin Gluck me parece demasiado esteriotipado e nem sempre convincente como rebelde, o mesmo se dizendo de Thomas Barbusca, a jovem Alexa Nisenson tem o papel do filme, demonstrando ser um bom talento juvenil, demonstrando que se é capaz de mostrar serviço mesmo nos filmes mais simples, mesmo assumindo que o seu papel é o mais facil de se gostar.

O melhor – A twist narrativo

O pior – Ser na base igual a centenas de filmes sobre o liceu


Avaliação - C

No comments: