Monday, December 05, 2016

Morgan

Se sempre foi comum, principalmente nos actores existirem gerações de pais e filhos, menos comum foi em termos de realizadores, pese embora o caso de Luke Scott não seja caso unico, podemos dizer que este era o primeiro teste de fogo como realizador do filho de RiDley Scott com o patrocinio da produtora da familia. Contudo o resultado, principalmente comercial, onde o filme podia ter mais ambiçoes foi extremamente pobre, sendo um dos grandes floops do ano. Criticamente a mediania não foi suficiente para dar qualquer impulso difente ao filme.
Sobre o filme, numa epoca em que estamos claramente ricos em filmes de sci fi, este é um filme simples, pequeno, objetivo, mas claramente sem o condimento dos melhores do genero. Ou seja o filme basicamente apresente o exprimento, e depois temos longa sequencia, quase um terço do filme de bodycount e fuga. A revelação final embora previsivel a determinado momento não deixa de dar uma lufada de melhor ar, a um filme que na sua base estava a ser mediocre.
Mas qual o problema do filme, desde logo a falta de personagens em termos de complexidade, com um cast riquissimo, cheio de actores conhecidos, o filme opta por passar ao de leve o exagero de personagens para um filme tao pequeno, acabando por não deixar crescer nenhuma, como a propria protagonista, embora isto acabe por ter um proposito que o torna interessante. Mas no restante o filme e pobre em procedimentos, em emoção, em laços e mesmo em termos de ação fica a ideia que o filme tinha muito mais espaço.
Mas claramente um filme que estava bem no lado negativo da avaliação salva-se com um final interessante que minoriza algumas das fraquezas evidenciadas durante a primeira parte do filme, pese embora apenas o consiga levar para a mediania, pois um final tipo twist deveria ser menos previsivel, e mais surpreendente, acho que toda a gente no momento da revelaçao já tinha chegado a mesma.
A historia fala de uma jovem que e contratada por uma empresa para avaliar uma experiencia que consiste na execução de um ser humano em menos tempo, apos um ataque do mesmo, a alguns dos cientistas da empresa, mas chegada la vai perceber que a situação está longe de estar controlada.
O argumento poderá ter uma base original, como a maioria dos filmes sci fi, mas por outro lado parece-me que nem sempre constroi bem, principalmente no que diz respeito as personagens, no final consegue um final melhor que o desenvolvimento do filme e a imagem final fica menos danificada.
Como realizador o jovem Scott ainda tem que palmilhar muita terra para se aproximar do pai e do tio, tem alguns bons momentos mais relacionados com o cinema de terror do que com uma assinatura propria, mas não sera este filme que o vai tirar do ainda anonimato.
No cast um filme recheado de figuras conhecidas de uma linha permantente de hollywood pena que o filme nada exija as mesmas, com personagens pouco complexas, pouco trabalhadas, e parece mais um jeito ao filho a pensar no pai do que outra coisa.

O melhor – O final

O pior – A falta de dimensao das personagens


Avaliação - C

No comments: