Thursday, December 29, 2016

Chosen

Quando um cineasta europeu ainda com fundos americanos independentes se propoem a fazer um filme sobre a 2 grande guerra principalmente em paises que nem tantas vezes tiveram o foco da atenção dos filmes como a Hungria confesso que fiquei curioso, mesmo sendo um filme com pouca ou quase nenhuma avaliação critica especializada e que nos EUA estreou em muitos poucos ou quase nenhum cinema.
Sobre este filme penso que fazer um filme competente sobre qualquer grande guerra pelos meios que exige apenas esta na esfera de possibilidade porque os pequenos estudios acabam por fazer tudo muito amador dentro dos seus orçamentos o que acaba por ser algo com pouco realismo em termos produtivos e pior que isso as batalhas parecem pequenos confrontos, e isso é um dos problemas de base deste filme.
Mas o seu maior problema nem é este, tentar fazer uma historia dentro de um contexto global imponente exige que a historia seja o fundamental e que não se perca a tentar explicar o contexto politico porque normalmente o tempo não dá para tudo e o centro narrativo acaba por deixar de nos interessar. Isso acontece no inicio deste filme e continua até ao fim, ou seja a incapacidade da historia romantica de base, que para alem de estranha e sem grande sentido acaba ela por ser o contexto da situação maior que essa sim deveria ser o contexto do filme.
O terceiro problema e que rotunda na globalidade num mau filme é o facto de ser um filme que mesmo incidindo numa historia de amor e guerra ser extremamente lento, chegando mesmo na sua maior parte a ser aborrecido, isto pelo que já dissemos adiante de não conseguir agarrar o espetador e depois por nunca conseguir na sua essencia ter um verdadeiro climax, a não ser os ultimos cinco minutos em que o filme tem o seu desenvolvimento mais emocional.
A historia fala de um judeu em plena opressão nazi que luta em diversos campos de batalha no sentido de encontrar a sua cunhada, a unica recordação que tem da sua esposa, que foi capturada pelos nazis.
Em termos de argumento o principio de base é claramente de gosto discutivel ou seja procurar a irma da mulher morta com objetivos posteriores, mas mais que isso o filme nunca consegue ser narrativamente rico, quer nas personagens, nas situações e nos dialogos.
Um perfeito desconhecido nascido na bosnia com pouco dinheiro americano não era claramente o contexto ideal para nenhum realizador se fazer notar, mas neste caso demonstra demasiado amadorismo.
Tambem no cast recheado de desconhecidos, denota-se alguma falta de peso, e qualidade muito tambem por culpa de personagens que não permitem outro tipo de desempenho, e a unica questao quer se coloca é o que faz Keitel num filme como este.

O melhor – As pequenas produtoras já arriscarem em temas maiores

O pior – O resultado comum ser como este


Avaliação - D+

No comments: