Saturday, December 31, 2016

Blair Witch

Dezessete anos depois do mundo do cinema ter ficado completamente boquiaberto pela forma como dois estudantes de cinema ganharam milhões com um projeto quase gratuito no cinema, fez com que Blair Witch Project independentemente de amado ou odiado seja um dos marcos mais modernos do cinema de terror. Depois de uma horrivel sequela surge um filme com o principio do primeiro filme mas com resultados diferentes, desde logo criticamente onde as avaliações foram mais medianas e comercialmente com resultados mudestos tendo em conta o investimento do filme em markting.
Antes de qualquer avaliação é necessario nos posicionarmos relativamente ao primeiro filme, no meu caso adorei pela simplicidade e como sem recursos conseguiram transmitir emoções ao espetador criando um genero completamente novo. Neste filme gostei do facto da base ser similar ainda que com camaras melhores, pois acho dificil um projeto se chamar Blair Witch sem ter po tras a formula do primeiro, e aqui temos que dar o valor que esta opção tem.
Em termos de sensação perde o caracter surpresa e cola-se muito ao original, tudo é de forma demasiado semelhante com a diferença que mostra muito mais e ai o filme perde muito do carisma do primeiro filma, para alem da não novidade o que banaliza em toda a dimensão do filme com um excesso de previsibilidade que não pode alimentar um filme de terror, para alem do vazio das personagens ou mesmo a explicação para tudo o que vimos, se bem que neste particular penso que é isso que criou o carisma do primeiro filme.
Do lado positivo e principalmente quando contrapondo com outros filmes do genero, penso que a forma de filmas coloca o espetador nos locais e transmite de uma forma mais facil algumas sensações que são o objetivo dos filmes de terror. É verdade que nesse particular penso que outros filmes este ano a espaços foram conseguindo no cinema convencional, mas é inegavel que o filme consegue em alguns momentos isso, pena é os monstros e imagens semelhantes que o filme simplesmente não precisa.
A historia segue o primeiro filme, quando o irmão de Heather despois de ver uma imagem do Bosque de Blair, pensa ter visto a irmã desaparecida há diversos anos e embarca numa aventura com alguns amigos para perceber se a sua irmã está ou não viva.
Em termos de argumento o filme é mais proximo do primeiro filme, embora nos pareça que em termos de algumas opções peca por ser demasiado colado nos momentos de cada parte do filme. Em termos gerais não da mais nada para o guião.
Na realização não temos os criadores do filme, temos algume habituado a mais meios, o filme tem boas opções e consegue neste particular transmitir sensações, mas aqui o merito vai para a dupla de realizadores iniciais que encontrou a formula.
Como o primeiro filme este é um filme de gritos, onde mais que interpretes se testa a capacidade vocal e extensão dos gritos dos seus protagonistas. E nisso penso que todos com mais ou menor facilidade cumprem o objetivo. Nao e neste filme que saem actores nem que fiquem danificados para a carreira.

O melhor – Mais proximo do primeiro

O pior – Os monstros completamente desnecessários


Avaliação - C

No comments: