Friday, December 23, 2016

A Kind of Murder

Adaptações de grandes genios literarios contemporaneos ou não sempre foi um terreno fértil e um campo de trabalho para as mais diversas obras. Nesse particular Patricia Highsmith já deu alguns livros que resultaram em filmes de um nivel agradável. Este ano surgiu mais uma apatação da escritora, neste pequeno filme que estreou com pouco celeuma e com um elenco razoavel. Criticamente uma mediania que deixou o filme no parametro de inicio e comercialmente a pouca distribuição de um filme como este não permitiu grandes voos, rendendo na primeira semana menos de mil dolares.
Sobre o filme, eu confesso que os filmes de suspense e do quem matou quem, são um genero muito proprio que não sei se ainda tem lugar ou não foi todo ele gasto, dai que filmes que assumem de inicio esta forma tenho dificuldade em ter grande expetativa e este é mais um filme que de imediato vai de encontro ao quanto redutor pode ser um filme deste, principalmente na coerencia dos diversos pontos do argumento, algo que em muitos parametros este filme não consegue ter.
Mas os problemas do filme não é apenas a coesão dos seus diversos pontos, mas penso que é tentar num filme simples tentar diversas tramas, desde a investigação central, ao lado amoroso, o filme acaba por não conseguir ter intensidade e mais que isso não consegue nunca ter impacto em nenhum dos pontos com qualidade assinalavel, não criando suspense suficiente para o climax final, e em termos da diade amorosa acaba por abandonar com o passar do filme porque ela não funciona.
E penso que o filme ate poderia ter mais impacto, já que um cast assinalavel, um realizador mais ligado a televisao, e um filme tipico de anos 50 poderia ter permitido um contexto para mais arte e fazer um filme que em determinadas introduções ate consegue prender a atenção do espetador mais funcional e não num filme cinzento e sem força como este.
A historia fala de um homem com uma relação complicada com a mulher e com interesse numa outra que começa a seguir um caso de homicidio e a investiga-lo com as suas proprias convicções o que poem em causa a sua segurança.
O argumento e confuso principalmente no balanço entre o lado policial do filme e o lado amoroso, acabando por não ir ao fundo de nenhum e nunca ter impacto em nenhum deles. Em termos de dialogos falta ao filme alguma pitada de sal.
Na realização Andy Goddard esta mais conetado ultimamente com series e menos com filmes aqui mesmo com alguns bons apontamentos temporais parece faltar chama ao filme, principalmente na forma como o climax poderia ser melhor potenciado. Necessita de mais filmes no grande ecra, mas com outro tipo de argumentos.
No cast uma boa segunda linha, wilson, mais uma vez falta-lhe reação e diferença, Biel e Bennet tentam dar a sensualidade feminina em papeis pouco trabalhados num cast com alguma presença mas pouco potenciado pelo argumento

O melhor – Alguns apontamentos de produçao dos anos 50

O pior – A forma como tentam fazer duas linhas narrativas forte num filme fraco


Avaliação - C-

No comments: