Tuesday, December 13, 2016

Frank & Lola

Existe realizadores que tem ideias interessantes e que chamam a atenção de alguns actores em boa forma tem por vezes alguma dificuldade em dar visibilidade a filmes mais pequenos. Podera ser o caso de Matthew Ross e este Frank and Lola. O filme estreou quase silenciosamente entre os candidatos aos oscares, com criticas medianas e sem o tamanho de expansao que o faça significativo em termos comercias. Um filme que em termos de resultado podera facilmente ser considerado indiferente.
Sobre o filme, normalmente este tipo de filmes sobre amor, baseado em duas personagens são simples historias de amor. Contudo se existe caracteristica que este filme não tem é simples, já que ao debruçar sobre personagens obsessivos e historias de desenvolvimento e retrocesso da relação com muitos sentimentos a mistura acaba por nunca ter a intensidade desses sentimentos já que nunca lhe da devidas reprecursões, e mesmo a historia de amor de base perde-se com tanta suspeição. Ou seja e um filme que quer dar as dinamicas mais intensas não querendo perder a peixao e a quimica entre o casal o que acaba por perder.
Ou seja resulta um filme negro, claramente independente da desconfiança e efeitos na relação. E daqueles filmes em que tudo e negro, desde as pessoas que surgem no casal, ao limiar do relacionamento, sobra a intensidade de algumas sequencias de discussão ou mesmo de amor, já que no restante o filme é difuso de mais para resultar em claro a sua ideia.
Mesmo assim, e sendo um filme pequeno que tem a coragem de tocar alguns pontos que ficam de fora das grandes historias de amor, claro que pensamos que o filme tinha mais espaço para funcionar do que realmente funciona, pois parece andar durante muito tempo as rodas, que acaba por nem ser o melhor formato para a ideia do filme.
A historia fala de um casal recente que começa a surgir com algumas desconfianças de traiçao, o que faz o elemento masculino entrar numa escalada de loucura em procura de respostas para o comportamento da mulher que ama.
Em termos de argumento podemos dizer que o lado positivo de ser um filme cru, e que toca muitos dos aspetos que as historias de amor ou romance renunciam acaba por ser demasiado difuso na forma como filme avança e retrocessa o que lhe retira algum impacto que consegue ter quer nas personagens quer em algumas sequencias.
Na estreia como realizador temos um projeto noir, realizado dessa forma, sem grandes tiques ou truques, e um filme negro realizado com pouca luz e com intensidade nas cenas a dois, mas penso que esta longe de ser uma carta de apresentaçao de primeira linha.
No cast se Shannon e normalmente um actor intenso e misterioso, alias tem repetido papeis neste sentido que encaixam perfeitamente nas suas caracteristicas Poots mais ligada a comedias romanticas tem aqui um filme mais intenso e fisico que funcionam bem num papel de mudança de registo interessante.

O melhor – A intensidade das sequencias de discussao

O pior – O filme andar aos circulos o que lhe faz perder objetividade


Avaliação - C

No comments: