Sunday, July 31, 2016

Mother's Day

Garry Marshall ficara sempre na historia como um dos realizadores mais iconicos das comedias romanticas ao longo de uma carreira quase interminável, que acabou com filmes sobre diversas historias em dias festivos, que todos eles colecionaram uma pessíma recepção critica e comercialmente foram perdendo de filme para filme. O mais desastre acabou por ser este seu ultimo filme que redondou num epico desastre critico e comercialmente ficou longe dos filmes parecidos tambem eles com o mesmo realizador.
A forma de fazer na mesma historia paralelismos narrativos na minha optica apenas funciona com o encadear de uma mensagem que se completa historia apos historia. Pois bem parece-me obvio que não é o caso deste filme onde concretamente apenas parece que é um conjunto de historias frouxas pouco ou nada profundas que caminha para um happy endding a um ritmo inexistente e mesmo em termos humoristico para alem de não ter piada não chega mesmo a ser curioso.
Ou seja rapidamente percebemos que uma reuniao de pessoas pelo menos conhecidas tinha de dar num filme com muito mais conteudo, com um percurso narrativo mais consistente, e não numa comedia de pessima qualidade com linhas narrativas obvias e previsiveis, sem trabalho e complexidade nos conflitos. Ou seja um filme facil para ganhar dinheiro com a emoçao facil, mas mesmo esta quando não é trabalhada não tem o impacto de outros momentos.
Por este mesmo ponto parece-nos um total despredicio de tempo de actores, e mais que isso um final de carreira que Marshall não merecia, pois tudo que conseguiu transmitir em filmes como Pretty Woman deveriam ter sido actualizados com o tempo e não pensar que o mundo que amou esse filme continuar tão inocente para um filme tão vazio em personagens, conflitos e conteudos como este Dia da Mãe.
A historia segue quatro personagens e a forma como estes mantem alguns conflitos e problemas nas vidas deles na aproximaçao do dia da mãe, ate que acabam todos por tocar um nos outros e fazer com que os conflitos de cada um desaparecessem.
Em termos de argumento já não sendo grandes filmes os anteriores festivos de Garry Marshall este e claramente o mais vazio, com quatro historias não conseguimos encontrar nenhuma com o minimo de curiosidade, graça ou motivo de interesse, e daquele filmes em que nada resulta e isso deve-se claramente ao argumento.
Em termos de realizaçao Marshall e experiente, e daqueles realizadores que sabe potenciar emoçoes mas o filme não as consegue transmitir principalmente pelo pessimo argumento em questao e nem a experiencia de Marshall consegue colocar em causa tão mau produto de base, principalmente nos seus ultimos momentos de vida.
O cast e rico em nomes, a maior parte deles da comedia como Sudekis, Aniston e principalmente Hudson. Estes estao na sua praia, em papeis faceis que puxam para um humor mais fisico principalmente os primeiros dois. Depois a presença de uma Roberts para dar dimensao ao cast e uma Robertson que viu o seu tommorowland ser muito menos forte e não potenciou a sua carreira

O melhor – A simpatia e a mensagem positva que pautou a vida de Garry Marshall como realizador.

O pior – A sua ultima obra ser claramente um muito fraco filme


Avaliação - D

No comments: