Saturday, July 16, 2016

Barbershor: The Next Cut

Ice Cube mais que rapper que de alguma forma teve os seus anos de fama na musica como impulsionador do hip hop tornou-se nos ultimos anos, um dos veiculos mais importantes do cinema afro americano, não só em termos de comedias, mas em termos de satira social, que tem o seu expoente maximo na sua famosa barbiaria. Este ano e dez anos depois do seu ultimo saiu mais um filme que novamente com as suas conversas acabou por convencer moderadamente a critica. Ja comercialmente. Comercialmente em decrescimo, mesmo com a inflação referindo claramente que o publico alvo deste tipo de filmes é muito delimitado.
Quanto ao filme quem gostou dos primeiros filmes vai gostar deste, o estilo é sempre o mesmo, o estilo televisivo de sit com, sempre quase na totalidade passado dentro de uma barbiaria onde as questoes sociais do contexto e mesmo as questoes e conflitos individuais de cada um são vividas ao maximo. Nesse particular e para os mais tradicionalistas das sitcom dos anos 90 isto funciona não necessitando de grande humor pese embora o filme tenha diversos elementos apenas com esse intuito.
Alias penso que e no humor que o filme perde bastante, ou seja um humor demasiado fisico ou de curiosidade, acompanhado de interpretes nem sempre de primeira linha, dao ao filme alguma falta de epontaneadade e de imprevisibilidade que o tornam rotineiro. Mesmo assim num estilo de cinema afro americano cada vez ou demasiado goofy na sua comedia ou que se leva muito a serio este registo e eficaz.
E por outro lado as curiosidades a capacidade de vermos algumas pessoas do mundo da musica no cinema, o impacto da comunidade afro americanas de chicago e a forma como Ice Cube e Common dois outrora rivais agora como compinchas permite o filme adquira um contexto ainda mais elevado do que a historia em si.
A historia segue os personagens dos filmes anteriores, sendo que a personagem central Calvin preocupado com o contexto social onde reside vai ter de decidir em manter a barbearia no espaço de sempre ou mudar para um contexto menos problematico que permita o seu filho um desenvolvimeno mais salutar.
Em termos de argumento mesmo não sendo um filme absolutamente original e um filme que tem dialogos fortes, novelescos mas que emocionalmente funcionam na forma como transmite a uniao de um grupo. Parece claramente menos funcional na escrita humoristica que muitas vezes vai totalmente ao lado.
Na realizaçao Tim Story um realizador afro americano que já teve diversas tentativas em filmes de grande estudio para dar o salto e falho sempre, principalmente com o floop da primeira sequencia de Fantastic Four, agora voltou ao cinema que lhe deu nome e colaboração com Cube o que lhe tem dado mais sucessos comerciais com menos meios.
Em termos de cast, Cube e um conceito mais que um actor e aqui denota-se isso, o que representa para a cultura afro americano e mais do que aquilo que sabe como actor que é pouco mais do que sofrivel em termos de comedia. No resto do elenco muito mais significado como que qualidade com Common, Cedric, Tyiga e Nicky Menaj.

O melhor – A forma como em clima de sitcome se debate alguns problemas sociais.

O pior – Humoristicamente funciona menos que os seus antecessores


Avaliação - C+

No comments: