Wednesday, July 06, 2016

The Perfect Match

Nos ultimos anos foi criada uma industria de cinema paralela, com filmes exclusivamente passados nos contexto afro americanos de grandes cidades, seguindo em muito a linha dos filmes de Tyler Perry. Este é um filme com um registo diferente, mais cómico, mais suave, e mais romantico. Os resultados foram modestos como alías já é tradição no genero, criticamente obteve apenas um suficiente menos e comercialmente a pouca expansao do filme não permitiu grandes relevos.
Sobre o filme, normalmente uma das caracteristicas mais basilares deste tipo de filmes é a sua simplicidade ou seja o guião é quase uma telenovela cheia de lugares comuns e relações demasiado esteriotipadas, e este filme não deixa de o ser, principalmente no epicentro da personagem central, uma daquelas cheias de lugares comuns e que rapidamente percebermos para onde vai o filme. Mas se esta limitação funciona obviamente como tal no filme, também é ela que da a honestidade que faz o filme ser simples, e nao ter nunca a capacidade para nos desiludir e assim o resultado e uma hora e meia de cinema basico com procedimentos autonomos, mas nunca um filme que nos vamos recordar pelas piores razões.
Alias existe pontos que o filme funciona, o ritmo do filme, a sensualidade de algumas situações. Mas existe outros pontos que o filme perde obviamente essa simplicidade, quando tenta utilizar um humor que nunca, mas mesmo nunca funciona, quando tenta pedir aos seus interpretes recursos interpretativos que eles não têm, quando torna a resolução de conflitos demasiado simples. Como resultado um filme simples, com defeitos e virtudes que se anulam, mas que é um estilo de cinema simplista, que tem sempre lugar principalmente quando não queremos pensar.
Outro ponto que nos parece relevante destacar, e o ponto onde o filme consegue retirar um pouco de todo o cliche que o contextualiza e a opção pelo final, era facil arranjar um happy ending mais satisfatorio mesmo que isso tirasse alguma da moral que o filme quer assumir. Muitas vezes filmes de pouco conteudo como este caem nesse erro. Ao contrario de muitos o filme não cai, acabando por manter a sua mensagem ate ao fim.
A historia fala de um editor de estrelas, com muito sucesso com as mulheres que e incapaz de assumir qualquer compromisso. Tudo fica mais agudizado quando os seus melhores amigos, um vai casar e outro vai ser pai, entrando ai um interesse amoroso que poderá mudar toda a forma de ver a vida.
O argumento é simples, e cheio de lugares comuns, na narrativa, nos dialogos, na construção das personages, é daquele tipo de filme que assume uma mensagem e mantem até ao fim a mesma sem hesitações mas também sem grande criatividade que diferencie o resultado final.
Na realização Woodruf e um realizador de filmes simples longe do primor critico, ultimamente mais relacionado com o cinema afro americano familiar. Aqui pouco ou nenhum risco, apenas algum mérito mas as sequencias mais amorosas que consegue potenciar alguma sensualidade nas mesmas e isso é uma qualidade.
No cast, as escolhas não foram na primeira linha, mas sim numa segunda, destaque para a sensualidade de Ventura, pese embora sejam mais que visiveis as suas dificuldades enquanto atriz, principalmente nas sequencias mais exigentes. Em termos de do protagonista, terrence Jenkins funciona com alguma simplicidade, em filmes que não exigem muitos dos seus protagonistas.


O melhor - Manter a sua mensagem até ao final.

O pior - Claramente tudo que o filme nos dá é retirado de uma simples novela de qualquer parte do globo

Avaliação - C

No comments: