Sunday, July 10, 2016

Fathers & Daughters

Quando este filme foi anunciado, um particular motivo de interesse chamou a atenção a muita gente, ou seja o facto de se tratar de um filme que pese embora fosse uma produçao italiana tinha a frente um realizador daquele pais habituado a filmes de grande montra em Hollywood e um elenco de primeira linha. Apos as primeiras observações a receção critica do filme foi muito negativa o que tornou tudo bastante complicado para o filme principalmente na expansao do mesmo, dai que a quase escondida estreia um ano depois do seu primeiro lançamento diz muito de um projeto ambicioso que teve resultados a todos os niveis desoladores.
Este e um tipico drama familiar, contado em duas vertentes que se intercalam e um filme emotivo na maior parte do tempo mas que penso que nada retira no paralelismo narrativo principalmente quando este não é feito com mestria, quando nem a curisidade da sequencias liga uma linha temporal a outra. Parece-nos obvio que nesse ponto o filme poderia ser melhor trabalhado e automaticamente seria bem mais artistico para um resultado final mais imponente.
Porque assim tudo é demasiado previsivel, numa linha objetiva e simples, nunca e um filme que tenta ir mais do que um filme emotivo de pais e filhos com todos os significados e climax emocionais que um filme familiar deve ter. Podemos dizer que é um filme agradavel de ver, com paralelismo que trabalha bem os momentos de ternura positivo das personagens não indo tao longe nos conflitos o que lhe da uma toada suave.
Ou seja um filme simples, igual a tantos outros com pouco risco e assim com uma margem de erro reduzida. E obvio que com o naipe de actores o filme deveria ir mais longe, ser mais do que a obra simples que é. Que a forma como o filme e feito e claramente ambiciosa e parece que a historia nunca aproveita tal dimensao para o conduzir para outro nivel de resultado.
A historia fala em dois momentos de uma jovem e a ligaçao ao seu progenitor apos a morte do pai, e com a doença deste, no momento em que o progenitor luta pela sua custodia. Por outro lado já adulta tenta ajudar uma jovem com uma historia de vida problematica e tenta encontrar e establizar a sua vida relacional.
Em termos de argumento o filme tem quase nada de particularmente original. Contudo a simplicidade faz o filme emocionalmente resultar em diversas linhas, o filme consegue ter bons climaxes interaçoes dramaticas e carinhosas, sendo um filme muito mais emotivo do que racional.
Este tipo de cinema emotivo já e habitual em Muccino que depois dos sucessos alcançados principalmente em Persuit of Hapyness tornou-se num realizador mais emocional do que racional, aqui a ideia e boa mas parece não ter argumentos para a escolha do paralelismo narrativo resultar.
Em termos de cast Crowe e um actor de primeira linha e é sobre si que recai todas as dificuldades do filme. Numa personagem facil de entrar em overacting penso que ele acabou por o fazer em algumas situaçoes denotando que talvez já esteve em melhor forma. Mais simples os papeis de Seyfred e de Paul.

O melhor – Emocionalmente o filme resultar

O pior – O paralelismo narrativo nunca ser em si uma mais valia


Avaliação _ C+

No comments: