Saturday, December 08, 2007

This Christmas




A cada vez mais enigmas relativos a certos sucessos comerciais em Hollywood filme que a partida parecem produzidos para figurar eternamente numa prateleira de videoclube acabam por ser lançados comercialmente com alguma dimensao e eis que surpreendentemente o resultados nao so sao positivos como batem mega produçoes. Normalmente o grande trunfo destes filmes e falar sobre temas que estao na ordem do dia, e nada melhor do que um filme sobre unica e exclusivamente o natal, para ser mais um exemplo deste tipo. Este This Christmas quase unicamente protagonizado por desconhecidos, conseguiu se impor de uma forma muito forte na bilheteira e passar bem na guerra da critica onde muitos titulos nao conseguem passar.


O surpreendente neste This Christmas e que o filme todo pensado para nao ter muito alarido, a historia centra-se nas vivencias familiares e de uniao familiar, tematica muito utilizada e reenquadrada nos filmes de natal, tudo de uma forma simples sem grandes rodeios, sem grandes ambições. O filme e agradavel, vê-se facilmente, sob a toada e a dimensão narrativa tipica de uma telenovela, o filme é daqueles que se vê bem mas no final pouco ou nada retiramos daquilo que vimos, ou seja os propositos todos do telefilme, dai a surpresa de uma aposta tao forte e resultados tao fortes por parte do filme.


Dentro desta linhagem o filme e completo com um bom naipe de personagens esteriotipadas como e usual, em pleno contacto uma com as outras, no que falha na originalidade e acima de tudo em alguma dificuldade em apresentar e tornar familiar as personagens o filme ganha no verdadeiro clima e espirito natalicio que emprega no filme, todas as personagens transmitem a sensaçao de familia e de ligação entre si, com uma quimica intressante e que valoriza o filme.


Contudo, parece-nos que o centro da comercialização do filme esta na tentativa de vender um pouco mais a imagem do cantor Chris Brown, protagonista dos momentos musicais do filme e que nos parece nao so descontextualizados de todo o filme, mas como os segmentos mais debeis deste This Christmas.


O argumento e simplista ao maximo, puro, sentimentalista, com clara falta de originalidade, escrito como se de uma telenovela se tratasse e se por um lado permite que o filme seja facil e agradavel de ver, por outro torna-o demasiado linear e pouco profundo.


A realização é o aspecto mais irrevelante o filme, raramente damos por ela, apenas nos momentos de caracterizaçao natalicia dos diferentes espaços denotamos um trabalho mais elaborado no restante apenas limita-se a filmas a interecçao entre as personagens.

O cast sem grandes nomes, justifica esta opçao pela falta de requesitos de interpretaçao aos actores, as personagens sao demasiado lineares, a acabam por caber facilmente nos papeis sem grandes testes as suas capacidades. No geral todos os actores cabem bem nos seus papeis sem dizer com isto que estao a bom nivel


O melhor O ambiente natalicio.


O Pior - As limitaçoes obvias de um filme nunca pensado para tanta gente


Avaliação - C+

No comments: