Tuesday, December 25, 2007

My Blueberry Nights

Starring:
Norah Jones (II), Jude Law, Natalie Portman, Rachel Weisz, David Strathairn
Directed by:
Wong Kar Wai

A introduçao normalmente de autores estrangeiros no mercado norte americano, e sempre um pouco contrubado, muitos pensaram que Kar Wai tinha se salvado destas dificuldades com a aposta num elenco recheado de estrelas e acima de tudo de actores normalmente valorizados pela critica. Depois de uma estreia com grandes honras em Cannes, onde a valorizaçao do filme foi algo dividida eis que o filme foi sucessivamente atrasando tendo desaparecido por completo do imaginario e das expectativas do cinefilo, sendo previsivel uma estreia demorada sem grande brilho, e despercebido. pese embora a maioria da critica tenha valorizado o filme, o certo e que actualmente o filme nao parece reunir qualquer tipo de visiblidade tendo abdicado por opçao de estudio dos premios.
O filme de Kar Wai tem de alguma forma um sentimentalismo forte ou seja e um filme mais bonito e sensivel do que propriamente um filme de autor, e de grande dinamismo narrativo. O filme e simples, um empregado de mesa, encontra-se com uma jovem com o coraçao partido, entre eles cria-se uma cumplicidade muito forte, ate que esta vai trabalhar para outro local, onde é esta propria que recebe as desventuras amorosas de um casal, e acima de tudo a destruturação de uma jovem em plena desconfiança, apos esta viagem de um ano, a personagem tenta curar a sua dor. O filme é extremamente emotivo, na forma bela como cria as suas personagens e idealiza as proprias relaçoes. A densidade emocional e demasiado forte, que confere ao filme um ritmo bastante intenso. Obviamente que o filme ganha outra vida, quando existe interaçao entre as personagens basicas, Law e Jones, as outras personagens nunca conseguem intreferir e competir com a quimica criada entre as personagens, e isto faz com que o filme perca algum dinamismo na sua fase intermedia, principalmente com a intrudução da personagem de Portman.
O argumento e extremamente denso, pensa mais com o coraçao do que propriamente na construção de uma historia adulta, complexa e intensa. As personagens sao demasiado caracterizadas pelos seus sentimentos e menos pelas suas ambiçoes. O argumento e forte, mas não o grande objecto do filme.
A realizaçao do War Kai é extremamente dual, por um lado a forma quase primaria e amadora com que filma, pode não ser condizente com a beleza do argumento, contudo confere um clima de cumplicidade forte entre as personagens isto resulta bem principalmente nas interaçoes entre o casal protagonista, ja que confere a ideia que o proprio realizador nao quer interferir na cumplicidade destes.
O cast é surpreendente, a aposta em Jones, parece uma aposta arriscada, ja que e uma cantora em inicio de actividade, contudo a suavidade que esta transmite encaixa perfeitamente naquilo que o autor queria, resultando extremamente bem. A quimica com Jude Law funciona muito bem, sendo um dos casais mais funcionais do ultimo ano cinematografico. ja os secundarios, quer Sthrataim quer Weisz estao em bom nivel, ja Portman, evidencia mais indicios de necessitar de mais risco e versatilidade nos seus papeis.

O melhor - A relaçao Jones-Law

O pior - Os segmentos com a personagem de Portman

Avaliação - B-

No comments: