Sunday, December 02, 2007

Beowulf




Zemeckis um dos maiores nome do cinema contemporaneo, tem nos ultimos anos dedicado toda a sua atençao a evolução da animação, inicialmente numa aposta mais infantil, e agora tenta ir mais longe com um epico, um filme adulto agressivo, e acima de tudo apostado a inovar ainda mais no terreno das novas tecnologia, a aposta estava feita e como obvio as expectativas eram muito elevadas, para mais esta conquista na animaçao para adultos. Os resultados algo dispares, se de um ponto de vista mais critico os resultados ate foram positivos com criticas na generalidade positivos e bastante melhor do que Polar Express, o certo e que do ponto de vista de bilheteira o publico parece preferir as versoes de carne e osso, sendo os resultados ate ao momento algo decepcionantes especialmente nos EUA.

Beowulf antes de mais e falando apenas do seu teor tecnico é impressionante a produção e o nivel da animação e brilhante e isto por si só varoliza em grande escala este filme. Depois e um filme totalmente pensado para os cinemas IMAX, dai que as versões tipicas do filme nos pareça sempre limitadas e nao se desfruta totalmente do tamanho do valor do filme. Na experiencia 3D, o argumento fica totalmente para segundo plano ja que o espectador fica extaseado com o que esta a vivenciar. Contudo e analisando na sua vertente mais tipica de 2 dimensoes apesar de menor o choque o certo e que mesmo neste formato a qualidade produtiva e evidente.

No que diz respeito ao filme em si, podemos considerar um epico forte do ponto de vista de força, de imagens e de acção, contudo como alguns filmes tem alguma dificuldade em inserir o plano sobnatural no seguimento do filme. Ou seja parece um filme a primeira vista extremamente complexo do ponto de vista de personagens e ligações mas que avaliando o seu real valor, encontramos uma historia na sua simplicidade algo simples e repetido.

Mesmo assim o filme e uma experiencia agradavel, principalmente por conjugar ao mesmo tempo o caracter epico do mediaval com o caracter fantastico dos filmes deste genero, mesmo que no final o resultado pareça que fica um pouco aquem do que poderia atingir. Ou seja um filme nas suas componetes especificas muito forte mas o resultado nao consegue passar do bom.

O argumento e forte com todas as tendencias necessarias a um bom epico fantastica personagens muito fortes em todas as dimensoes, grandes sequencias de acção e acima de tudo uma boa articulação com as personagens, falta talvez o toque de individualidade dos autores, ja que o filme na essencia da sua historia e demasiado presa ao tipico.

A realização de Zemeckis e brutal, todo o filme e filmado com um nivel excepcional de produçao fornecendo uma coleçao de imagens digitais do melhor que visualizamos ao longo desta historia, sendo que a experiencia Imax oferecida e inesquecivel, contudo mesmo ao nivel das duas dimensoes temos um filme de primeira linha no que a realizaçao diz respeito.

No cast surpreendetemente Zemeckis utiliza imagens digitais dos seus actores, e para liderar uma aposta que nunca a faria em imagens reais, ja que Winstone nao tem qualquer tipo de poder nem carisma para assumir um papel destas dimensoes, mesmo que tenha mais que talento para o fazer, com imagens digitais a conjugação e perfeita porque os dotes vocais do actor sao uma mais valia plena para a personagem. Os restantes elementos do cast principalmente Gleeson e Hopkins estao a um bom nivel.


O melhor - o nivel produtivo do filme.


O Pior - Com tantos pontos de interesse o filme poderia ser mais satisfatorio


Avaliação - B-

No comments: