Tuesday, December 04, 2007

Mr. Magorium's Wonder Emporium




Com o passar do tempo cada vez tem sido mais usual a existencia de prototipos fantasiosos de Tim Burton, apostado na irreverencia das suas personagens e acima de tudo no caracter fantastico dos cenarios criados. Helms foi talvez aquele que mais se aproximou neste filme daquilo que ele mais gosta de fazer ou seja testar as crenças dos espectadores. Ou seja no que diz respeito ao conceito de filme e aquele que a primeira vista foi mais perto na semelhança. Contudo Helms nao e Burton, nem actualmente Hoffman e Depp dai que o filme nem sequer foi grande exito de bilheteira, onde os resultados foram mesmo algo desoladores, nem de critica que nao se adaptou bem ao universo criativo de Helms.

Obviamente que a colagem e por demais evidente, chega mesmo a roçar a colagem, principalmente de Charlie e a Fabrica de Chocolate, sem o musical que presenteia a obra de Burton. Contudo os genior marcam a diferença por si so, e Helms nao e um genero dai que facilmente caiu no terreno perigoso da fantasia por si so, e acima de tudo no tremendo ridiculo das suas personagens, perigo que Burton sempre conseguiu ultrapassar sem dificuldade.

O filme sofre de diversos erros, primeiro a pouca profundidade do guiao que nao tem intensidade sentimental, nao tem logica e acima de tudo nao tem profundidade. Limitações da fotografia limitada para os objectivos do filme, e acima de tudo falta de interesse moral,ou seja enquanto, ou seja tudo aqui parece um pouco limitado, com pernas para andar mas claramente sem motivação para o fazer.

E depois cai facilmente no exagero em aspectos que sao totalmente insignificante como por exemplo a idade do protagonista.

A historia fala de uma loja debrinquedos magica, que necessita de um novo processo de passagem de gerencia, contudo esta passa-se num clima de amor e amizade, e com a ternura habitual de um filme declaradamente para mais pequenos, contudo acho que exagera na indefiniçao desta população

Enfim o filme poderia ter sido muito bom, primeiro com outra realização do argumento e com outro criador por tras.

O argumento apesar de ter um ponto de base muito interessante, e acima de tudo pontos especificos muito interessantes para um filme fantastico, contudo na concretizaçao o filme nao consegue atingir grande niveis, principalmente na forma como caracteriza as personagens demasiado unidimensionais, na forma como facilmente o guiao cai no absuro e como de abstrai facilmente em deterimento das imagens parecendo que nunca consegue conciliar estes dois aspectos, ou seja a imagem nunca auxilia directamente o guiao.

a realização de Helms esta demasiado presa a Burton e isso acaba por colocar a barreira demasiado elevada, nota-se trabalho e algum talento mas a defeciencias ainda estao muito vincadas, principalmente na ansiedade de fazer tudo ao mesmo tempo e de uma forma muito condicionada.

O cast a primeira vista muito bem constituido acaba por ser grande desilusão, desde logo Hoffman longe da boa forma de outros tempos nao consegue convencer numa peronsgem algo irritante e que Hoffman nunca consegue parecer engraçada, percisando de novos projectos para nao cair rapidamente na reforma antecipada, ja Portman ate ao momento uma actriz jovem, com boas escolhas parece cair de paraquedas neste filme primeiro porque nao consegue transmitir a ternura necessaria para este tipo de papeis, bem como a sua vertente mais comica esta longe de estar desenvolvida.


O melhor - O risco do guiao e sempre positivo este tipo de desafios


O Pior - A sucessao de pro-burtons com pouca dimensao


Avaliação - C

No comments: