Monday, December 31, 2007

I am a Legend




Will Smith se precisava de provas que actualmente e o actor mais rentavel do box office norte americano, saldou todas as duvidas com este I' Am a Legend. E certo que Smith orienta a sua carreira como pouco, escolhendo normalmente filmes com muito potencial comercial, tambem e certo que ele proprio pela sua forma de ser e carisma acaba por tornar qualquer historia como apetecivel, sendo o grande obreiro de mais um sucesso comercial sem precedentes, tendo dominado totalmente as bilheteiras norte americanas neste Holiday, a este aspecto junta-se uma campanha comercial grandiosa de promoçao deste titulo peculiar que anunciava um homem sozinho em nova york. E se comercialmente o filme foi um grande sucesso tambem no ponto de vista critico o filme teve uma resposa positiva embora sem unanimidade o certo e que este I Am a Legend pode-se considerar tambem um sucesso critico.

É dificil explicar a loucura em torno do filme, alias todo o filme e de uma simplicidade de mecanismos extremamente forte, dividindo as suas componentes em dois aspectos, uma mais narrativa, sobre a vivencia de uma pessoa sozinha em plena nova iorque e da sua forma de lidar com este aspecto e neste particular o filme nao so e inovador como interessante principalmente nos monologos sob a forma de dialogo de Smith. Contudo o filme tem a vertente de acçao com a introdução de uma especie de zombies com virus, e aqui o filme peca pela repetiação de outros filmes, nao trazendo neste particular nada de novo, tornando a narrativa nestes momentos mais que desinteressante algo repetitivo que e concluido de uma forma muito esteriotipada.

O filme conta a historia de um investigador que e um do 1% da população que e imune a um virus que pos em causa a sobrevivencia da humanidade, se existe filme que transmite a sensação de vazio com esta ameaça e mesmo este, a forma como contextualiza e produz estas sequencias e extremamente rica, principalmente na grandiosidade dos planos, contudo a introduçao dos contaminados acaba por ser desinteressante, demasiado colada a outros filmes sobre virus e ai o filme começa por ser algo limitado quer do ponto de vista de conteudo quer do ponto de vista de inovação. Sendo um filme algo dual neste aspecto, embora grandioso no genero, talves os elementos que inove nao sejam assim tao impressionantes para tanto relevo dado a esta obra.

O argumento e algo anormal, se do ponto de vista de conteudo e generalidade da historia esteja longe de ser uma grande historia principalmente porque nos parece na essencia demasiado repetitivo, e certo que do ponto de vista de aderessos poucos conseguem ir tao longe como este filme principalmente na contextualizaçao dantesca de Nova york.

Lawrence, mais que um relalizador de historias e mais um realizador de blockbusters, e sente-se como peixe na agua com os efeitos especiais e neste particular o filme e extremamente forte nao tem medo de arriscar, e e filmado sempre com uma carga mitologica que encaixa na perfeiçao naquilo que o filme necessita.

O cast, Smith tem conciliado nos ultimos anos o comercial com a critica e neste filme domina exclusivamente o filme, embora sem a exigencia de outros papeis Smith e a força do filme demonstrando estar em grande forma, e brilhando mesmo em papeis menos exigentes.


O melhor - As imagens de Nova York morta.


O Pior - A dinamica dos contaminados e a forma limitada como sao introduzidos no argumento .


Avaliação - C+


1 comment:

Anonymous said...

Those who bound to to the recognized faiths demand that the expert of their reliance rests on uncovering, and that publication is confirmed in the pages of books and accounts of miracles and wonders whose nature is supernatural. But those of us who have protracted discarded the assent in the mysterious unruffled are in the attendance of revelations which are the purpose of faith. We too arrange our revealed religion. We accept looked upon the face of men and women that can be to us the symbols of that which is holy. We prepare heard words of sacred reason and truth oral in the human voice. In sight of the milieu there have meet up to us these sagacity which, when accepted, despair to us revelations, not of exceptional doctrine, but of a real and sure certitude in the holy powers that animate and live in the center of [a mortal physically's] being.