Thursday, December 06, 2007

No Coutry for Old Man



Directors:Ethan CoenJoel Coen

Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald


No Coutry for Old Man e daqueles fenomenos que precorre totalmente o ano cinematografico, desde a sua estreia precoce em Cannes que foi apontado como um dos grandes filmes do ano, e candidato mor a luta pelos galardoes e quem sabe os Oscares, a sua fama foi tao transversar que acabou por estar presente ao longo de todo ano, assim foi sem surpresa que o filme estreou com um reconhecimento critico quase sem igual, com valorizaçoes totalmente brutais, empolgado por este aspecto acabou por reunir tambem um resultado de bilheteira satisfatorio que o coloca desde ja na linha da frente na luta pelos Oscares.


Mais que um grande filme esta ultima obra dos irmaos Cohen e um filme completo, com drama, acçao, terror comedia tudo compilado numa historia de base interssantisima e recheada de momentos Kodak. O filme e grande em quase todos os niveis, no argumento extremamente bem conseguido e bem adaptado ao cinema, nas personagens do melhor efectuado nos ultimos anos, no conteudo tematico e moral, se bem que o facto das personagens nao conseguirem manter todas o niveis acaba por contrastar em alguns aspectos e faz decrescer um pouquito o ritmo na fase final.


A historia adopta o paralelismo que cada vez mais assume relevancia nestes titulos, a historia de 3 homens, um pobre que cai de repente na retina de um perigoso sociopata e ainda por cima com uma mala cheia de dinheiro, deste, um dos psicopatas mais letais da historia, e um policia que tenta buscar os dois, correndo sempre um passo atras do assassino, para alem do interesse da narrativa, o fulgor da ironia e humor das personagens preenche totalmente o ecra, bem como a profundidade dos mesmos.

Talvez o regresso da dureza e frieza dos filmes cohen seja dos factores ainda mais valorizados do filme, reunindo um humor negro num conjunto de filmes de personagem, e daqueles filmes vigorosos que rapidamente sentimos ser forte por dentro e por fora.

O grande valor do filme encontra-se sustentado na forma brilhante como e escrito, partindo de um ponto de vista interessante potencializa-o ao maximo e a cada uma das suas linhas de montagem. Este aspecto ganha mesmo especial dimensao na forma como as personagens estao ligadas, nos dialogos que mantem, e acima de tudo da força vertical e carisma da construçao e caracterizaçao das personagens.

De todas as vertentes quase perfeitas do filme a que menos reluz e a realizaçao, nao que Joel Cohen se encontre em perda no filme longe, disso, mas a suavidade e quase ausencia de protgonismo das camaras acaba por dar mais força a contextualizaçao do filme e acima de tudo as personagens. E neste ponto esta ausencia de protagonismo e sempre benvinda.

Por ultimo o ponto mais forte do filme esta nas actuaçoes, desde logo Bardem, conquista o filme de uma ponta a outra, numa das melhores e mais fortes personagens dos ultimos tempos, demonstra todo o talento do actor, e caracteriza um dos viloes mais fortes e dinamicos da historia. Com mais que cheiro a Oscar. Por sua vez e quando Bardem parecia ter todos os louros, de referir tambem a excelente interpretaçao de Brolin, ainda para mais quando este é menos consagrado, mas surpreende em toda a linha a cada cena que roda. Menos luz para Lee Jones que acaba encoberto pelo brilhantismo dos seus companheiros de ser.


o melhor - O devolver de um cinema de grandes personagens.


O pior - A personagem de Lee Jones poderia ter mais para dar.



Avaliação - A-

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