Sunday, December 09, 2007

August Rush




Cast:




Muitos dos jovens actores de Hollywood começar a sua carreira de forma fulgurante mas comçam rapidamente a perder o ritmo, Highmore e claramente o "puto" do momento, liderando grandes casts em diversos filmes, tem sido a grande aposta destes ultimos anos pelos grandes estudios, contudo se o inicio foi brilhante nota-se ja este tipico decrescimo de qualidade, nao tendo sido ate ao momento um ano muito feliz para o jovem, que apostava quase tudo neste drama musical, contudo e se a nivel comercial os primeiros resultados faziam prever um desastre bem maior, a nivel critico o filme foi na maioria dos casos criticado.

De referir que o filme parece desde logo ser efectuado unica e exclusivamente com o coraçao, o que tem de mais em poesia, romantismo e sentimentalismo barato, acaba por perder na razao, na capacidade de efectuar um filme logico interessante, e maduro e nao um filme que acaba por ser extremamente romantizado, perdendo em diversos momentos a razao.

O filme parece sempre querer transmitir um poder sobrenatural que nunca se concretiza, tenta sempre ser especial, prejudicando por diversas vezes as opçoes narrativas, novelando em grande dose a forma como evolui a historia.

A historia nao e nova, fala de um casal separado por circunstancias familiares, e pela separaçao de ambos do seu filho menor, ambos tem aptencia para a musica e acaba por ser esta que pauta toda a evoluçao da historia e a forma como as personagens se vao cruzando, a dimensao fantastica e especial contribui para que o filme nunca consiga atingir a profundidade exigida.

A nivel de argumento a simplicidade acaba por ser exagerada, as personagens sao caracterizadas apenas do ponto de vista de sentimentos, nunca existindo qualquer tipo de traços de personalidade, oferece a sua dimensao ao sentimentalismo puro e barato que torna por vezes o argumento com a facilidade que nao contribui no amadorecimento do filme.

na realizaçao consegue-se entender desde logo o sentimentalismo e a profundidade romantica tipicamente feminina, perdendo alguma da racionalidade e originalidade. Apesar da sua curta carreira na realizaçao o facto de ser filha de um dos realizadores irlandeses mais conhecidos da-lhe uma escola que podera ser importante na sua evoluçao futura, seguindo os passos do Sheridan. Para primeiro filme nao esta mal, mas tem que evoluir para conseguir ganhar espaço.

O elenco e a primeira vista riquissimo, Highmore e um actor dimensionalmente muito forte e acima de tudo consegue desde logo ter um carisma algo especial para um menor da sua idade, neste filme nao se encontra ao nivel que ja demonstrou, mesmo assim esta em bom plano, em niveis inferiores estao o restante elenco do cast, principalmente os mais conceituados Howard (num registo quase insignificante) e Williams, que começa cada vez mais a repetir tiques algo exagerados...


O melhor - O sentimentalismo puro do filme


O pior - A falta de razao.



Avaliação - C

No comments: