Monday, December 24, 2007

The Jane Austen Book Club




Jane Austen tem sido uma das personalidades mais em foco nos ultimos tempos na industria cinematografica, para alem da adaptaçao da maioria das suas obras, este ano assistimos a duas obordagens diferentes sobre a autora, um biopic, que atingiu alguma notoriedade, e um filme mais pequeno, que se centrava numa discussão sobre os seus livros no tempo actual, que é este filme que agora analisamos. E certo que o filme e sempre projectado como algo pequeno, algo romantico, com poucas expectativas, dai que quer do ponto de vista critico quer do ponto de vista comerical este seja um filme indiferente em ambas as vertentes

O filme é uma comedia simples, alias um pouco aquilo que Austen fazia que era reencontrar as personagens para o amor, e é isto que o filme tenta fazer e digamos na maior parte das vezes recorrendo ao qb de originalidade e nunca com grande rasgos, o filme e interessante facil de ver, calmo, sem grandes explusoes narrativas, mas mantendo um ritmo seguro. Sendo um filme que nem se gosta nem se detesta.

Alias o filme ate poderia evoluir, porque tinha muito por onde ir, apesar de nos parecer que o paralelismo entre os livros analisados e as historia pessoais tem muita ligação parece-nos que este seria daqueles filmes que ganharia com uma divisão mais acentuada, mais partilhada, entre livro e personagem, talvez requerendo ai mais mateira, um argumento mais forte e intenso e não algo tão descontraido.

Este filme é mais uma comedia romantica que caminha a bom ritmo para o Happy Ending, nem sempre bem regulada sentimentalmente, mas com os aspectos fulcrais que Austen adoptaria se escreve-se nos nossos dias.

è notorio o balanceamento feminino do filme, que provavelmente ficaram bastante mais ligadas ao filme, ja que este se debruça na maior parte do mesmo na forma feminina de ver as coisas, sendo mais complicado de ser ingerido por mentes masculinas.

O filme fala sobre 6 personagens centrais em luta com as diversidades do amos, que resolvem fazer um grupo de leitura sobre os livros de Jane Austen, que vao sendo analisados ao longo de encontros mensais, sendo que as proprias vidas destes vai se alterando ao sabor da leitura que vao efectuando. Um filme que na base parece com principios algo independentes e algo intimista, mas que na sua realização se transformam numa vertente mais tipica,e colada ao habitual das comedias romanticas mais familiares.

O argumento tem toques de originalidade principalmente na sua genese sendo obvio a ligação constante do filme ao universo mais romantico da literatura. Alias o argumento do filme parece-nos mesmo que teria melhor resultado como livro de que como filme, porque poderia abordar mais as vivencias sentimentais de cada personagem. Mesmo assim na sua essencia estamos perante um argumento eficaz,

A realização neste tipo de filme e quase sempre indiferente, limita-se a filmar a dinamica das personagens, sem grandes aventuras.

O cast claramente feminino aposta em alguns nomes de renome critico como Redgrave e Bello e une duas jovens diferentes, por um lado uma das surpresas do ano passado Blunt, e a estrela de Lost Grace. Todas conseguem sem brilhantismos estar ao nivel que o filme exige, sendo que apenas Blunt, merece aqui uma salvaguarda especial, mostrando novamente que estamos perante uma atriz em grande evolução.


O melhor - O paralismo livro-vida.


O Pior - O filme nao consegue fugir a alguma leitura demasiado novelesca.


Avaliação -C+

No comments: