Monday, December 31, 2007

Call Girl

Casting
Soraia Chaves, Ivo Canelas, Nicolau Breyner, Joaquim de Almeida, José Raposo


Todos sabemos que o cinema portugues esta longe de ser prodigo em grandes obras, e que normalmente é um cinema aborrecido,centrado em imagens de actrizes a despirem-se em prol de um argumento mais que duvidoso. Quando vimos o trailer de Call Girl, pensamos que a formula vai se tornar a repetir desta vez com Soraia Chaves de novo a mostras os seus dotes corporais a um publico portugues ansioso por ver a sua sensualidade ao maximo. Uma aposta quase certa para se tornar em mais um dos grandes sucessos de bilheteira do cinema portugues mesmo que os filmes sejam mais conhecidos pelas suas sequencias de sexo do que propriamente pela qualidade dos seus filmes. Contudo neste filme começamos por ter algumas surpresas positivas, inicialmente porque encontramos um argumento bem montado, sem pontes abertas, maduro, e com o maximo de concretização tipico em Hollywood, ja em Imortais Pedro Vasconcelos tinha sido aquele que mais perto se tinha aproximado do primor de outros paises, e neste filme consegue fazer uma historia complexa, cheia de caminhos diferentes, e conseguir dar um rumo na maior parte das vezes razoavel a todas elas.

Claro que grande parte dos defeitos do cinema portugues tb estao presentes, desde logo a falta de recursos que nao permite o filme explorar sequencias mais fortes, por outro lado a dicção sempre forçada nas interpretações, onde principalmente o inicio de Joaquim Leitao é completamente surreal. E depois a falta de especificidades, ou seja se no global o filme ate consegue ser bastante positivo, falta aqueles aderessos que acabam por conferir qualidade a um filme.

Depois temos a carga erotica, Pedro Vasconcelos, substitui as imagens por uma linguagem extremamente forte, que acaba por fazer com que o filme adquira maior sensualidade um dos objectivos bastante visiveis do filme.

O argumento e do mais maduro e completo que se fez em portugal, talvez so o trilho de imortais consiga ser mais adulto, este consegue criar uma boa interação entre personagens, consegue empolgar o espectador, pela dinamica criada pela sua linhagem narrativa, embora perca nas especificidades nao criadas, parece por vezes demasiado objectivo.
a realização e o mais portuguesa possivel, ou seja com erros cruciais, e acima de tudo normalmente planos mal planeados,ou seja e daquilo que o filme tem de mais portugues, e que se realça negativamente num filme que ate tem qualidades exteriores.
O cast desde logo a presença super sensual de Chaves, ninguem podeira conferir a personagem tanta sensualidade como ela, embora nos pareça que as limitaçoes interpretativas da modelo condicionem o desenvolvimento da personagem. Joaquim de Almeida encontra-se com uma personagem cheia de força e a bom plano sem esquecer os seus irritantes tiques habituais. Ivo canelas ja demonstrou melhor forma principalmente em tv. Bryner confirma a cada dia que passa ser o melhor actor portugues,e a maior figura do nosso cinema, tendo repetido a qualidade interpretativa de Imortais.

O melhor : A sensualidade de Chaves

O Pior - A realização tipicamente portuguesa recheada de palavroes

Avaliação - C+

No comments: