Tuesday, August 30, 2022

Samaritan

 Numa altura em que as operadoras de streaming lançam os ultimos cartuchos sobre os projetos mais comerciais de verão que tinham em mão, sendo que a Amazon na sua chancela mais independente tinha este filme de super herois, com um Stallone numa idade avançado. Em termos criticos o filme acabou por ter uma mediania com tendência negativa, sendo que em termos comerciais será sempre um filme de visualização rápida e que será sempre procurado por os adeptos do cinema pipoca.

Sobre o filme o tipico filme de ação de Stallone, mais no capitulo do heroi cansado mas ainda apto para regressar, algo que o mesmo ja tinha feito noutros filmes e sagas que marcaram a sua carreira como Rocky e Rambo, agora numa especie de filmes de super herois de segunda linha que acaba por ser um filme de processos automatizados e pouco trabalhados, num filme previsivel onde nem o CGI na imagem de Stallone acaba por salvar um filme com muito pouco de realmente novo em termos de historia.

Temos os cliches todos dos filmes de super herois de segunda linha, o desaparecimento, o regresso, o vilão pouco ou nada trabalhado, sequencias de luta interminaveis e a ligação a uma criança. Tudo isto espelha bem a dificuldade que o filme acaba por ter em encontrar alguns pontos originais que o diferencie, fica mesmo a ideia que ja vimos tudo isto, muito melhor elaborado e com outros interpretes.

Ou seja um claro filme de pouco trabalho para os envolvidos, produzido por um Stallone que tenta adiar o seu desaparecimento enquanto heroi de ação e que vai criando projetos para si proprio, mesmo que em termos de novidade estes acabem por ser mais do mesmo, num terreno de filmes de segunda linha para desgaste rapido.

A historia segue um jovem fanatico por um super heroi desaparecido que acaba por descobrir ser um seu vizinho solitario. Este tem de regressar ao ativo quando um temivel lider de um gang acaba por tentar acabar o trabalho do antagonista deste heroi.

Em termos de argumento temos um filme previsivel, igual a muitos outros, sem personagens diferenciadas. Nao e um filme que tente responder a muitas questões, mas tenta ser um simples filmes de ação desprovido de grande conteudo, e isso enfraquece a força do proprio filme.

Na realizaçao deste projeto temos Avery e associado a um cinema de ação mais independente que acabou por ser o escolhido por Stallone para este projeto de low budget. A realizaçao e simplista, a utilização do CGI algo dividosa, e o resultado de pouco impacto para todos os envolvidos.

Sobre o cast eu confesso e percebo a tentativa de Stallone sobreviver no unico genero que lhe deu alguma luz. Com o passar da idade e a falta de recursos para personagens mais dramaticas sobra isto, mas tudo já soa a muito forçado. Asbaek nasceu para ser vilão, e aqui cumpre.


O melhor - Não e um filme que tente ser mais do que uma segunda linha dos filmes de ação.

O pior - Mas e uma segunda linha vazia e previsivel


Avaliação - D+



No comments: