Sunday, June 28, 2015

Tomorrowland

Todos os anos acontecem no meio de sequelas e franchisings o lançamento de novos produtos, uns com mais sucessos do que outros. Para este ano e sobre a chancela da Disney surgia este Tommorowland, num estilo aventuras infantis juvenis com um dos seus obreiros de escola ao leme como Brad Bird. Muito investimento e os resultados completamente frustrantes para uma das grandes apostas de verao do estudio. Desde logo em termos criticos onde a mediania imperou, algo que normlamente a disney contorna com alguma facilidade, em termos comerciais e principalmente nos EUA o resultado foi muito curto não conseguindo ultrapassar a necessaria barreira dos cem milhoes.
Tomorrowland e um filme com muita ambiçao, mas que simplesmente não funciona como todo, daqueles filmes que tem inerente a si uma filosofia interessante e rico moralmente uma boa liçao de vida para os jovens mas os processos para chegar aqui são um entrelaçar de explicaçoes Sci Fi muitos efeitos especiais e muito pouca coesao no argumento o que faz o resultado final ser algo dificil de agradar.
E o filme ate tem os ingredientes que normalmente a Disney utiliza nos seus filmes familiares como humor, bons efeitos, neste caso mais exigentes efeitos do que espetaculares, ligaçoes fortes entre as personagens mas falha no mais essencial, que e a coesao de tudo, aqui o filme e mais que não funcional muito complicado, nas explicaçoes nos paralelismos e na objetividade da mensagem.
E para um filme tao confuso com um publico tal generalista o filme so podia falhar, para um publico alvo que gosta de pipocas e bons efeitos não pensar muito, mesmo que não seja complicado mas apenas confuso e uma exigencia que se faz a qualquer blockbuster e este desde cedo demonstra incapacidade de funcionar.
A historia fala de uma jovem que apos ser presa por invadir a nasa recebe um misterioso pin que a conduz para uma realidade e um mundo paralelo que quer conhecer, o mesmo que a leva a conhecer um isolado adulto com o qual vai perceber que ter aquele pin tem um significado e uma exigencia perante si.
O argumento tem um grande problema mais que complexo, tem demasiados caminhos longos o que o faz muito confuso e ate começa bem na opçao de narraçao entre as personagens principais mas quando abandona isto perde toda a originalidade, e as personagens deixam de ter a força necessaria.
Bird e um obreirio natural da Disney que se emancipou num bom Missao Impossivel mas que regressa aqui no seu primeiro grande filme de real action e o resultado e agri doce, demonstra capacidade para trabalhar com muitos meios mas falta-lhe um grande filme e uma marca de autor.
No cast Brit num ano de sublinhar a sua presença tem aqui o papel mais visivel mas que a coloca pouco a prova, e o tipico papel de teenager rebelde, que não consegue ter carisma para o filme, Clooney veste o fato de sofrido que tantas vezes já demonstrou mas acçao não e a sua praia e já comprovou isso.

O melhor – O estilo de narraçao dos primeiros dez minutos

O pior – A cafusao de um argumento que exigia ser objetivo


Avaliação – C-

No comments: