Wednesday, June 24, 2015

Insidious; Chapter 3

Os fenomenos de terror principalmente aqueles que triunfam em termos de bilheteira tem normalmente resultado numa fabrica de retalho, ou seja diversos filmes com a mesma base e nome, lançados em curto espaço de tempo. Este ano e em pleno verao surge o terceio episodio de Insidious, já sem Wan, e com o argumentista a estrear na realizaçao. Como os seus antecessores a critica não e muito nefasta para a saga com avaliaçoes medianas, comercialmente os resultados sem serem tao deslumbrantes como os priemiros dois filmes acabam por ser suficientes quem sabe para um terceiro episodio.
Quando se perde algumas das figuras de proa da saga no caso concreto o duo de protagonistas qualquer franchising so tem uma soluçao, o da prequela, e é esta a escolha do filme, que pouco ou nada tem a ver com os primeiros filmes, temos espiritos, uma personagem semelhante e nada mais, sendo tudo criado de novo no mundo dos espiritos não so presença em Insidious mas poderia ser a prequela de mais um pacote de filmes de terror dos ultimos anos.
Em termos de filmes sempre achei a saga bem realizada, com uma historia igual a tantas outras, pois bem neste terceiro filme a realizaçao torna-se vulgar quase sem qualquer toque de autor que Wan deu aos filmes anteriores, quase serie B, para se tornar o tipico jogo do gato e do rato que e visivel em todos os filmes de espiritos ou seja mais de 90% dos filmes de terror. Por ser mais um destes filmes e pelo impacto de terror estar bem abaixo de uma maioria de filmes sem grande qualidade este e não so de longe o pior filme da saga como provavelmente um dos piores deste registo.
E quando se chega a estas conclusoes e facil perceber que o filme e um desastre, e ate começa com alguma capacidade no terror nas imagens mas rapidamente torna-se num circo freak show que nada assusta mas que torna sim tudo numa excentricidade sem sentido capaz de piorar algo que de si já não tinha propriamente grande qualidade.
A historia fala de uma jovem que para tentar comunicar com a mae falecidade contacta uma medium Elise, já conhecida dos filmes anteriores, aqui começa a ser contactada por um fantasma com a tentaçao de roubar toda a sua alma para si, depois de um acidente que a colocou encapacitade depois a luta no mundo paralelo para a mesma continuar entre nos.
Em termos de argumento para alem de utilizar o padrao não so de toda a saga Insidious mas sim de todos os filmes de terror dos ultimos anos, nada de novo adquire, não sabe jogar com o argumento para potenciar os climax e as personagens sao simplesmente inexistentes, para alem de abandonar alguns pontos como a relação da jovem com o seu namorado.
Na realização Wan sabia fazer terror, mesmo com um argumento muito utilizado vincava a diferença nas imagens e sons, quase crus e aqui o filme perdeu tudo isso, um toque que era vital para o funcionamento da serie que o estreante Whannel na realização não conseguiu nem sequer tentou reproduzir.
No cast perder duas figuras como Wilson e Bryne pelo maior conhecimento das mesmas poderia ser perigoso, Mulroney tem mais intensidade como actor mas o filme não utiliza a sua personagem que serve quase como figurino, Sahye e a figura dos filmes e aqui demonstra que a sua persnagem e a que sobre de um registo sem sentido.

O melhor – A primeira imagem do fantasma

O pior – A falta de seguimento do unico grande valor da saga a realização -


Avaliação - D

No comments: