Thursday, June 25, 2015

The Second Best Exotic Marigold Hotel

Depois de alguns anos completamente perdido, John Madden conseguiu com este exotico Hotel algum do reconhecimento que cedo alcançou na sua carreira fruto do sucesso da paixao de shakespeare. Assim e pese embora o resultado deste segundo filme tenha ficado um pouco aquem do primeiro, nao so criticamente mas um pouco tambem comercialmente, Madden conseguiu tornar o conceito interessante e com alguns resultados validos quando comparado com outro tipo de escolhas.
Sobre o filme e sempre dificil para um filme surpreendente que o segundo filme seja tao bom como o primeiro, principalmente porque o risco normalmente e reduzido, mas isso nao se impunha neste filme ja que nos parecia facil nao desvirtuar o lado bom do primeiro filme e a simplicidade do mesmo. Dai que sem grandes alteraçoes as coisas corram como o previsto, temos um ritmo novelesco, as virtudes continuam a ser as mesmas concretamente uma mais valia do contexto cultural como pano de fundo, e lado simples da vida, deixando de lado os jovens e os bonitos para homenagear os que ja muito deram.
Mas se as virtudes estao bem presentes os defeitos tambem os seja as resoluçoes dos conflitos surgem com uma simplicidade que aprece que o filme tem medo que o conflito retire algum do lado mais claro do filme, tudo ser demasiado novelesco nas personagem retirando lhe alguma profundidade que so mesmo a persoangem de Maggie Smith consegue ter. Outro dos pontos que neste filme nos parece ligeiramente menos trabalhado e o balanço entre as personagens para que todas as historias tenham o seu lugar.
Mesmo assim um filme que segue um estilo proprio, que fez franchising num terreno dificil, que aproveita as potencialidades do primeiro filme sem nunca conseguir resolver os seus defeitos, e a natural continuaçao sem surpresas, ou seja quem gostou do primeiro vai gostar do segundo, mas nao sera nunca este capitulo que vai alterar a percepçao que se tem do conceito.
A historia segue as personagens do primeiro filme, com a ambiçao de Sonny construir um segundo hotel na altura em que tem todo o casamento agendado, o que torna tudo uma pilha de nervos para conseguir os seus objectivos nos conflitos de cada um dos seus hospedes.
O argumento e simples, sem risco, sem grandes profundidades, muitas vezes adoptando escolhas mais faceis do que fortes, mas o filme nao exige isso, explora a dimensao cultural bem o resto faz em dose moderada de um filme que ser ser emotivo mais que refletivo.
Madden nunca teve um grande filme em termos de realizaçao mas a exploraçao cultural que faz neste contexto merece um sublinhado, nao tem risco, nao tem um caracter artistico mas leva-nos a uma cidade diferente e isso por vezes e tao mas mas tao mais dificil.
No cast temos pouco ou nenhuma novidade, todos continuam nos seus bonecos, com maios ou menos protagonismo, Smith continua a ver a mais vincada, num Patel em subida de forma, de um actor a ter debaixo de olho nos proximos anos funcionando bem em comedia e drama. Nos novas aquisiçoes Gere e mais carisma do que valor

O melhor - A nova viagem a India

O pior - Nao ultrapassar as deficiencias do primeiro filme

Avaliação - C+

No comments: