Sunday, June 14, 2015

11 Hour

A reunião de cineastas europeus com figuras conhecidas do cinema dos ultimos anos tem sido uma constante principalmente com actrizes em mó de baixo. Em 2014, foi Kim Basinger a ter este tipo de prestação neste pequeno filme. Os resultados foram a todos os niveis desastrosos, desde logo criticamente com avaliações bastante negativas mas tambem em termos comerciais onde o filme basicamente nunca existiu sendo mais um dos casos em que a alteração do nome consoante o mercado bem diz da receção generalizada do filme.
Existe filmes que quando chegamos ao seu fim e não percebemos sequer a sua intenção que rapidamente percebemos que sao um desastre de cima a abaixo, e este e claramente um deles. Inicialmente pensamos que e um filme de terror, com fantasmas da infancia, depois percebemos que não o é, mas que provavelmente e um drama com algum teor fantasmagorico que acaba por tambem não o ser acabando por ser um filme estranho, muito lento e acima de tudo com muito pouco conteudo.
Tudo parece mal escolhido no filme, desde logo Basinger carregada de base para tentar aparentar alguem com idade de reproduzir, e depois tudo, as personagens que entram e saem sem sabemos muito para onde elas vao e pior que isso onde elas vieram, a realizaçao escura como se o objetivo fosse dar um filme noir, que nos parece ser o unico objetivo do filme realmente cumprido, enfim um desastre sob a forma de longa metragem.
E filmes como este devem ser sublinhados principalmente porque sao tudo que os novos autores não devem fazer, por vezes e mais facil historias simples de emoçoes simples, do que pegar num tema como a dificuldade em engravidar e tornar quase num thriller sobrenatoral, claramente xenofobo considerando paises europeus como quase paises em subdesenvolvimento e tudo isto so pode se transformar num desastre artistico.
A historia fala de uma mulher desesperada por conseguir levar uma gravidez ate ao fim que acaba por decidir comprar uma criança recem nascida na Republica Checa de forma a ter alguma ajuda acaba por dar boleia a um toxicodependente anao com quem acorda ajuda no seu objetivo.
O argumento e basicamente inexistente, não basta ter uma ideia um padrao e não o preencher, pois parece que foi isso que surgiu na ideia do argumentista e realizador do filme, as personagens os dialogos e o desenvolvimento narrativo não existe.
No cast, acredito que seja dificil para uma atriz que sempre viveu da imagem, envelhecer, contudo tentar recuar vinte anos na sua idade num filme deste genero parece desespero numa carreira que já ganhou um oscar.

O melhor – É um filme noir

O pior – Sem qualquer tipo de conteudo


Avaliação - D-

No comments: