Friday, June 12, 2015

5 to 7

Existem realizadores que dedicam toda a sua carreira a historias de amor, mesmo que nunca consigam o estrelato que provavelmente iriam obter noutro tipo de opções. Levin é um desses realizadores que aqui trás-nos um filme declaradamente romantico que recebeu avaliações muito variadas em termos criticos e comercialmente sem grandes figuras no cast pelo menos daquelas que chamam espetadores acabou por obter resultados comerciais modestos.
O cinema atual parece não deixar espaço para filmes romanticos por assim ser, quase literarios, e os que existem acabam por ser demasiado pausados ou simples na definiçao do amor perfeito. Acaba por ser nesta imperfeiçao que o filme funciona, tendo o seu ponto maximo na reflexao final que da um poder a relaçao central que durante o filme achamos curiosa mas nunca pensamos que ira terminar da forma como o filme realmente a concretiza, e ser surpeendido desta maneira e algo que não esperamos num filme apenas romantico.
Claro que o filme tem algumas debilidades, desde logo no caricato de toda a situação, na pouca plausibilidade da mesma, mas isso e o que o torna diferenciador, o facto de não procurar o conflito e tentar fazer o filme nos lados e razoes de todos sem tentar demonstrar quais as mais fortes e quais as que o espetador mais valoriza. Talvez por isso estamos perante um filme que mesmo sendo lento acaba por ter bons momentos e bastante emotivo principalmente no seu climax.
Mas o ponto mais maduro do filme foi não cair numa terceira relaçao que junto do espetador poderia funcionar mas que perderia todo sentido ao filme, que sabe tornar isso na sua moral. Nao cai no erro de ser um filme happy ending claro que o torna um pouco mais triste menos agradavel ao espetador mas muitas vezes esses sao o preço a pagar por um filme que quer ser acima de tudo literario.
O argumento fala de um jovem aspirante a escritor que conhece uma mulher francesa casada, começando uma relaçao extra conjugal com a mesma que e aceite pela restante familia. Mais que uma nova realidade acbaa por ser um choque cultural que vai enriquecer os momentos que passam juntos.
O argumento e interessante desde logo porque e maduro não caindo em facilitismos que tornariam o filme vulgar. Com a opçao pelo lado mais dificil dá nos mais das duas personagens centrais que crescem com o filme. Nao sendo um filme rico em grandes dialogos é rico em emotividade e isso e bastante positivo.
Levin tem uma realizaçao simples bucolica do lado mais natural de Manhattan e aproveita como poucos o trunfo deste territorio. O filme não sendo um potento de espontaneadade ou mesmo criatividade e eficaz e simples, deixando outros aspetos se valorizarem.
O cast tem como dupla de protagonistas um casal improvavel, Yelchin e um dos bons actores desta geraçao, versatil, intenso com carisma parece ser mal aproveitado num segundo plano de hollyowood, ao seu lado a bond girl Marlone e a suavidade, mais do que uma grande intepretaçao a sua presença suave e o segredo do filme.

O melhor – A climax romantico final em clima de no happy ending

O pior – Ser por vermosivel


Avaliação - B-

No comments: