Tuesday, April 28, 2020

Bad Education

E eis que mesmo num formato diferente com a definição de telefilme a HBO entra com uma cartada forte no mundo da sétima arte com este filme que ganhou particular sublinhado em face do tempo que vivemos onde os conteúdos distribuídos em streaming adquiriram um impacto que anteriormente era praticamente inexistente. Este filme sobre uma historia real e com um elenco de luxo conseguiu boas criticas especializadas e tornar-se-á de certeza um dos sucessos da Hbo por todo o lado.
SObre o filme, eu confesso que no que diz respeito ao desvio de fundos de empresas estatais este foi um tema que nunca teve grande impacto ou filmes particularmente relevantes no cinema, dai que me pareça muito interessante e atual a escolha do tema e mais que isso a forma simples e suave com que o filme consegue entrar na jogada tornando-o interessante, e ao mesmo tempo claro naquilo que quer transmitir o que e sempre uma mais valia principalmente quando se fala de uma historia real.
Claro que não se trata de um filme com uma abordagem particularmente original, alias penso que o filme e pensado como telefilme mas isso não inibe da exploração de alguns esteriotipos nos secundários e na forma de gastar o dinheiro, e mais que isso naquilo que são a dimensão de alguns diálogos, contudo o filme tem sempre o seu norte os objetivos bem patentes e cumpre-os com alguma facilidade.
Por tudo isto e nunca sendo uma obra de total exceção este filme deve ser visto, pois consegue unir uma boa historia que espelha muito do que se faz no mundo inteiro e que tanto contestamos com personagens dimensionais que permite que tudo tenha ainda mais impacto, num filme que consegue chamar a si bons interpretes.
A historia fala do corpo diretivo de um agrupamento de escolas obstinado por ser a primeira classificada de um ranking contudo tudo muda quando um artigo do jornal escolar começa a perceber desvio de fundos estatais para os gostos pessoas do pessoal dirigente.
O argumento e interessante quer pelo tema e a sua pertinência mas acima de tudo porque o consegue aplicar numa historia simples contada de uma forma leve e que causa o impacto desejado por culpa de boas personagens e bons diálogos que ajudam no resultado final.
Na realização COry FInley tem aqui o seu segundo filme depois de um filme algo escuro mas que obteve sucesso critico. Demonstra os pes acentes na terra e neste caso da a prevalência aos seus interpretes e isso e uma escolha acertada. Muitas das vezes este e o principio para tudo fincionar.
NO cast o filme tem na personagem de Jackman o seu epicentro e o ator esta ao seu melhor nível numa das suas melhores interpretações ate ao momento, que mereceu destaque critico. Jenny e ROmano são os secundários de luxo para uma prestação de primeiro nível.

O melhor - A pertinência de um tema tão recorrente

O pior - A abordagem do filme poderia ser mais artistica

Avaliação - B

No comments: