Thursday, April 09, 2020

Gretel & Hansel

Esta e uma das historias mais conhecidas dos irmãos Grimm mas que na realidade ate ao momento ainda ninguém conseguiu lhe dar uma roupagem que eternizasse no que diz respeito ao cinema de massas. Este ano e sob a forma de terror surgiu mais uma tentativa num contexto mais dark que conseguiu captar alguma das atenções dos críticos mas que por outro lado teve mais dificuldade com o publico com resultados bastante rudimentares.
Sobre o filme embora não pareça esta historia de base foi criada para os mais pequenos, e penso que um dos problemas destas adaptações e querem sempre abordar a historia do ponto de vista do terror mais do que propriamente no lado infantil e da mensagem inerente a esta mesma historia. Por sua vez esta e talvez a abordagem cinematografia mais adulta e escura, com o terror e o misticismo típico do cinema de terror a escala, que funciona do ponto de vista estético mas tem muitas dificuldades do ponto de vista narrativa.
Do ponto de vista visual o filme e negro, e assustados na sua utilização de luz e sombras e muitas vezes bonito, e isso e um dos pontos que poderia potenciar uma narrativa que funcionasse ainda que de forma simples. O problema do filme e que narrativamente tem algumas dificuldades desde logo porque adopta um ritmo extremamente lento e mais que isso porque é confuso e estranho em muitos dos momentos o que lhe tira algum impacto imediato.
Não sendo um filme que se associe rapidamente a historia de base nem tão pouco um filme de terror que tenha impacto, sobra apenas um caracter estético funcional que e muito pouco num filme que se perde em deambulações, que não assusta nem tem impacto e quando se fala de um filme deliberadamente de terror podemos dizer que as coisas estão longe de ser sequer medianas
A historia fala-nos de dois irmãos que depois de serem expulsos de casa ganham abrigo numa casa estranha titulada por uma peculiar idosa que esconde segredos que pode colocar em causa a vida de ambos os menores.
E no argumento que o filme tem muitas dificuldades, desde logo porque altera muitos dos pressupostos do conto original, e mais que isso entra em demasiados paralelismos para fazer funcionar o conceito. Mesmo em termos de personagens o filme é limitado.
Na realização tirando o contexto cénico bonito parece-me claro que o filme tem muitas dificuldades em que a imagem auxilie o impacto do filme e isso deve-se ao facto de ter um realizador em crescendo no munto do terror com algumas ideias mas ainda sem o fator pratico.
No cast o elenco e dominado por a jovem Lills que parece funcionar muito pela sua expressão facial no terror que encaixa bem no que o filme quer do seu personagem líder. Krige funciona no aspeto visual de uma bruxa ma.

O melhor - Esteticamente o filme tem alguns promenores

O pior - A lentidão e a falta de impacto enquanto filme de terror

Avaliação - D

No comments: