Tuesday, April 07, 2020

The Gentlemen

Guy Ritchie e sem sombra de duvidas um dos realizadores mais irreverentes do cinema atual, principalmente quando tem a liberdade dos estúdios para produzir a sua origem e não filmes de grande publico como foi a sua mais recente incursão pela Disney. Este The Gentlemen marca o seu regresso as origens do mundo do crime, com personagens no mínimo estranhas que acabou por agradar bem mais o publico do que a critica que ficou ainda algo reticente com o resultado final. Do ponto de vista comercial longe dos ótimos resultados que obtem em produções de topo, mas mesmo assim com um resultado interessante fora dos EUA.
Eu confesso que os atributos ideológicos de estilo mas também de narrartiva que Ritchie consegue nos seus filmes de base são usualmente bem mais funcionais do que a forma com que adapta o seu estilo a grandes produções, e aqui temos isso, um regresso as bases dentro do cinema e do humor e da curiosidade onde se sente mais confortável e o filme beneficia por isso já que consegue ser interessante, curioso e engraçado sem nunca perder o seu elemento de estilo que tornam Ritchie de vez em quando bastante diferente.
Não e um filme que começa bem, o excesso de personagens e os lapsos temporais que mais tarde acabam por ser explicados tornam o filme na sua fase inicial algo confuso principalmente pelo excesso de personagens com o desenvolver da narrativa embora por vezes com alguma previsibilidade o complexto puzzle vai se tornando bem explicito e o filme beneficia com isso, principalmente na originalidade com que toca em alguns pontos da forma como um filme se faz do ponto de vista de uma das personagens.
Não sendo uma obra prima e um dos melhores e mais originais filmes deste ano de 2020 principalmente porque consegue ser original, e interessante aspetos que nem sempre estão bem presentes na maioria dos filmes. Fica o regresso ao estilo de Ritchie que alguns bons filmes já nos trouxe e que este filme pode ser facilmente englobado nesse naipe.
A historia fala de um grupo de criminosos que tenta um ao outro darem o golpe do bau para controlar uma estrutura montade de cultivo e comercialização de cannabis, que vai levar a uma guerra entre organizações.
Em termos de argumento não tendo uma abordagem inicial fácil, o filme vai-se compondo com sucesso, mais que isso consegue em algumas personagens e mais que isso em algumas abordagens funcionar com originalidade e humor e demonstrar que Ritchie quando escreve ainda consegue ser criativo.
Na realização esta abertura e esta falta de barreiras permite que Ritchie tem a sua inspiração com mais espaço e usualmente o cinema ganha com isso. Temos um regresso ao seu cinema de estética que poderia o ter tornado numa figura muiro mais unanime em Hollywood.
No cast o recheado naipe de atores tem comportamentos diferentes muito por culpa de personagens também elas diferentes. O maior destaque vai para um Farrell e Humman em boa forma, um Hugh Grant a dar o lado mais comico e McConaughey a entregar o estilo. Penso que do outro lado deveria ter alguém com mais peso.

O melhor -UM regresso de Ritchie ao seu melhor lado.

O pior - O inicio e algo confuso

Avaliação - B

No comments: