Sunday, April 05, 2020

Underwater

Janeiro e normalmente um mês de experiências por parte de algumas produtoras que usam este período para lançar alguns dos títulos que tem menos expetativas comerciais. Depois de ter sido filmado há cerca de três anos esta aventura sub aquática teve a sua luz do dia sem grande valorização critica que ignorou quase por completo o filme. Também comercialmente o filme esteve longe do sucesso esperado para um filme de ação do grande publico com resultados bastante pobres.
Sobre o filme devemos desde logo sublinhar que o mesmo não e particularmente inovador na sua historia sendo parecido com a maior parte dos filmes do mesmo tema, para não dizer igual. E um filme de luta contra o desconhecido que aposta tudo na realização sensorial, sem grandes personagens mas com uma cómica, para o final esperado. Já são mais que muitos os filmes com este registo e com este desenvolvimento o que acaba por ser limitado em termos do impacto que um filme como este acaba por ter no ano cinematográfico.
Em termos de realização o filme não e brilhante, a construção do ser aquático é exagerado até à exausão querendo dar ao filme uma componente de terror que estava claramente mais dependente do lado desconhecido do filme do que a estética do ser que provoca o terror. E nesta questão embora em alguns momentos o filme consiga essa sensação de claustrofobia ela não esta nem de perto nem de longe sempre presente.
Ou seja um filme de ação/terror igual a muitos outros, com muitos dos defeitos que os filmes menores deste género acabam por ter concretamente a falta de personagens ou de surpresa na evolução da narrativa, sendo que a realização, sempre fulcral no resultado final de um filme como este acaba por também ela não ser brilhante no seu conjunto completo embora alguns bons momentos principalmente na parte inicial.
A historia fala de uma equipa de expedição numa perfuração no fundo do mar, que de repente ve a estação onde se encontram ser atacada, sendo que os sobreviventes tem de tentar efetuar um plano para regressar com vida à tona, contudo percebem que a origem esteve num ser com propriedades bem mais vantajosas.
Em termos de argumento mais do mesmo no género, muito colado a outros filmes com a mesma temática em todos os sentidos, quer nas personagens pouco trabalhadas, no elemento de humor e na definição da historia, faz com que a originalidade esteja em falta neste filme.
Na realização William Eubank e um realizador de sci fi de baixo custo que tem aqui algumas boas ideias mas fica a ideia que gasta algum dos poderes em aspetos com pouco ou nenhum fator essencial para o filme como a construção do monstro. O filme tem bons momentos mas não consegue ser coeso
No cast já disse aqui diversas vezes que não considero Stewart nem de perto nem de longe uma boa atriz, o filme não exige muito destas capacidades dramáticas, contudo quando exige elas não estão presentes. Ficiamente entrega-se ao filme mas pouco mais. No restante dos secundários pouco a anunciar, já que todos ocupam o lugar típico nas carreiras

O melhor - Alguns momentos de claustrofobia

O pior - O argumento ser uma copia de outros filmes já vistos

Avaliação - C-

No comments: