Tuesday, April 14, 2020

Yedinci Kogustaki Mucize

Olhando para o titulo acima indicado poucos conseguiram perceber que a analise deste filme é relativo a um dos sucessos atuais da Netlix, conhecido em Portugal como o Milagre da Cela 7, um remake de um filme coreano, desta vez turco, que do nada começou a ser quase um hino nas redes sociais em tempo de confinamento. O engraçado e que este filme esteve longo da valorização critica assinalável, contudo em termos comerciais e em alguns mercados foi um extremo sucesso da netflix.
Sobre o filme e desde logo sublinhando que pese embora reconheça muitos méritos ao cinema coreano o original deste filme nunca foi por mim visto. SObre esta adaptação parece-me um melodrama exagerado, pensado em levar a lagrima fácil os mais sensíveis, e com uma coerência narrativa particularmente inexistente do primeiro ao ultimo momento, combinando um conjunto de clichés emocionais numa separação quase doentia por bons e maus que o tornam numa telenovela mexicana do "pobrezinho".
O filme parece apenas a espaços ter alguns momentos que fica com a ideia que a toada do filme se iria alterar um pouco nos momentos de prisão do personagem central, já que ficamos com a ideia que o filme poderia alterar para uma comedia sobre a adaptação de um deficiente mental a um contexto adverso, mas rapidamente o filme abandona por completo este género para entregar-se por completa ao melodrama exagerado sem graça e sem coerência.
Dai que talvez seja difícil perceber o sucesso industrial de um filme que mais não é do que um conto mal pensado das relações pessoais, um filme que apenas se preocupa com a emoção fácil, pensando isso do primeiro ao ultimo minuto, numa conjugação de um cinema turco com dificuldades e demasiado inspirado do cinema foleiro dos anos 70 da India.
A historia fala de um deficiente mental com uma filha que e acusado injustamente de ter matado a filha de um general turco sendo condenado a morte, tendo na cadeia reunido com outros condenados a quem acaba por ficar ligado emocionalmente.
E no argumento que reside quase todos os problemas do filme principalmente em  termos de coerência narrativa, mas mais que isso em termos de desenvolvimento de personagens. E um filme pensado para a emoção fácil e ai consegue alguns pontos.
Na realização este filme tem um realizador turco totalmente desconhecido que talvez nunca tenha pensado que a obra fosse tao massificada. Denota-se problemas de inexperiência mas isso seria esperado para um filme pensado localmente.
Claro que o filme tem dificuldades com as interpretações, principalmente a central cheia de maneirismos e overacting, num filme que procura o exagero para se fazer funcionar emocionalmente mesmo que isso coloque em causa tudo o resto.

O melhor - Os pequenos laivos de comedia que tem

O pior - Ser uma dramalhão do tamanho de uma telenovela mexicana

Avaliação - C-

No comments: