Friday, July 19, 2019

Uglydolls

Devido ao sucesso tipico do genero principalmente nas produtoras de primeira linha e cada vez mais comum as produtoras menores se associaram para minorizar custos para tentar entrar no sempre complicado mundo da animaçao. Este ano a STX teve a sua aposta com este musical, recheado de cantores nas vozes das personagens e em pleno mundo dos bonecos. O resultado final nao foi propriamente brilhante com avaliações medianas com ligeiro pendor negativo. Do ponto de vista comercial as coisas foram congruentes com a pouca dimensao dos envolvidos e longe do poder de fogo dos grandes.
SObre o filme começo por dizer que usualmente acho os musicais de animaçao simplistas de mais e habitualmente algo aborrecidos e este filme tem esse problema, mesmo que os dotes vocais dos seus interpretes sejam reconhecidos parece que as sequencias musicais do filme sao coladas apenas com esse proposito e algo distantes do lado mais humoristico quase adolescente que o filme narrativamente assume.
Como a maioria dos filmes de animaçao o lado etico e da mensagem moral do filme esta la e é relevante, a aceitaçao do diferente mesmo que nao seja totalmente estetico. Mas na execução o filme dilui demasiado esse ponto nas sequencias musicais quase sempre desajustada se um humor fisico que quase nunca funciona.
Esse e a grande diferença entre um grande estudio e um pequeno estudio nas animaçoes que e na forma como conseguem balançar os diferentes registos do filme, aqui parece que nunca encontra o momento certo quer para o humor, e para a musica, acabando estes pontos por esconder a mensagem que o filme quer dar.
A historia fala de um grupo de bonecos algo estranhos que acaba por entrar no mundo dos bonecos perfeitos com a ambiçao de finalmente serem remetidos para o seu dono humano e com este iniciar a relaçao de confiança entre boneco e criança.-
O argumento vale muito mais pela mensagem que quer transmitir do que propriamente na forma como tenta executar a mesma. Ai parece ter demasiado ruido quer na forma como o filme e extremamente exagerado nos lados musicais e no humor desatualizado que parece nunca funcionar.
Em termos de produçao a STX esta longe do rigor e qualidade tecnica que os maiores conseguem fazer e o filme e demonstraçao disso. Pese embora a realizaçao tenha ficado a cargo de um experiente realizador de animaçao que teve o seu maior impacto no segundo episodio de Shrek e em Gnomo e Juliet.
No cast a escolha em atores cantores e bem sucedida porque permite a força musical que acaba por ser o espirito do filme. Em  termos de interpretaçao as personagens nunca tem a dimensao para dar impacto ao trabalhos.

O melhor - A mensagem moral do filme.

O pior - O filme nao encontrar os tempos para as suas noçoes

Avaliação - D+

No comments: