Monday, July 08, 2019

HELLBOY

Onze anos depois de Guillermo del toro ter finalizado a sua participação neste peculiar heroi de açao, eis que fruto de alguma incapacidade de Hollywood lançar novais ideias acabou por surgir um reboot do estranho ser, desta vez mais proxima do seu criador em termos de produçao mas sem o lado criativo de Del Toro. De imediato se percebeu que criticamente este reboot seria o oposto do filme de base com avaliações essencialmente negativas. Mas tudo ainda ficou pior quando tambem do ponto de vista comercial tudo se tornou um desastre, e um filme que foi lançado com honras de abrir uma sequela provavelmente fechou-a.
Uma das grandes criticas que sempre foram lançadas pelos fas da saga a base de del Toro foi o lado menos negro dos seus filmes. Mas talvez Del Toro como poucos saiba diferenciar que um filme nao pode ser um comic book e que os alvos sao diferentes. Dai que pese embora seja facil perceber que o lado mais negro e violento deste filme possa ser mais proximo da base literaria do filme, mas em termos de forma com que funciona em ecra esta longe do que Del Toro conseguiu, ja que o filme mais parece uma fraco filme de açao serie B sem qualquer consistencia nos dialogos e argumento e com o absurdo ao ir ao expoente maximo.
Sobre apenas a ironia com forma de algum humor espontaneo que acaba por ser o segredo dos sucessos do primeiro filme, muito a custa de argumentos bem escritos, e que neste caso acabam por ser colocados sem pensamento previo o que acaba por tirar mesmo esta vantagem que Hellboy tera pelas suas circunstancias.
Eu sempre achei parvo tentar mudar o que funionou e parece claro que a primeira incursão por Hellboy foi de sucesso. Este filme acaba por ser um desastre em quase todos os sentidos, o pior de todos narrativo, ja que a historia de base escolhida nao funciona, mas também nos detalhes o filme nunca consegue combinar bem as suas caracteristicas. Mas mesmo o lado sanguinario e violento do filme apenas lhe da isso ja que a abordagem tirando uma ou outra sequencia de açao acaba por ser totalmente disfuncionar.
A historia segue Hellboy integrado numa força governamental de combate a monstros, o qual vai ter de tudo fazer para impedir que uma rainha malvada regresse à vida e consiga destruir o mundo dos humanos.
Em termos de argumento as coisas simplesmente nao funcionam, a base do filme, as referências a lenda do rei artur, o humor que parece surgir nos momentos menos adequados fazem este Hellboy ser um desastre narrativo nas suas mais diversas vertentes.
Em face de querer uma abordagem mais noir, foi escolhido um realizador de sucesso de terror  concretamente NEil Marshall, a violencia é obtida, mas nao me parece que o filme seja mais Noir, parece que tirando duas abordagem de açao diferenciadas o filme acaba por ir de encontro a um serie B pouco brilhante.
No cast seria dificil obter o sucesso de Perlman porque este encaixa na perfeiçao aquilo que Hellboy poderia ser, Harbour esta mais caracterizado mas e menos espontaneo e em termos comparativos fica imediatamente a perder. As escolhas de Jovovich como vila acaba por nao ser nada benefica muito por culpa de uma personagem muito pouco trabalhada.

O melhor -As duas sequencias de açao bem realizadas

O pior - Ser um reboot desastroso de uma saga de sucesso

Avaliação - D+

No comments: