Thursday, July 25, 2019

Missing Link

A animaçao e sempre um terreno de risco para as produtoras menores mesmo quando pensam que blinadaram os filmes com casts de vozes de primeira linha. Este ano surgiu esta batalha pela descoberta de seres mitologicos que criticamente ainda conseguiu algum exito com avaliaçoes essencialmente positivas mas que em termos comerciais se tornou num rotundo floop demonstrando alguma pouca abertura para o cinema mais original de animaçao.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo começa bem na integraçao do lado dos grupos de conhecimento, na relaçao comica da personagem central e dos seus auxiliares. Contudo com a entrada em cena da personagem que da o nome ao filme esses elemento que ate estavam a ser bem trabalhados acabam por desaparecer para dar lugar a um humor mais fisico centrado na grotesca figura da personagem central e mais que isso numa road trip com seres estranhos que vao tirando a intensidade ao filme.
Em termos morais temos aqui alguns pontos interessantes como a prevalencia da relaçao pessoal em deterimento do sucesso individual, mas isso acaba por marcar presença apenas nos momentos finais do filme. Fica a ideia que no restante o filme tenta apenas conciliar o grotesco da natureza fisica da personagem central com o seu lado sensivel em termos psicologicos, o que torna o filme algo dicotomico.
POr isso Missing Link esta longe de ser um grande filme de animaçao sendo pouco competente em muitos dos parametros de avaliaçao. E um filme que entra bem mas que vai perdendo força e no final falta algo ou em termos esteticos ou narrativos que se saliente no filme, ficando a ideia que o filme nunca consegue tirar a roupagem de pequeno estudio
O filme fala de um explorador que de forma a tentar ser aceite num grupo de conhecedores e cientistas acaba por conhecer um ser desconhecido ate entao tendo como objetivo mostrá-lo ao mundo. So que este ser tem caracteristicas bastante humanas.
No argumento a historia central do filme esta longe do que de melhor se faz em termos de argumento de animaçao. pese embora tenha a sua moratoria bem vincada fica a ideia que o filme deveria e poder ser mais trabalhado em humor e concretizaçao do projeto narrativo em si,.
Na realizaçao Butler tem aqui o seu segundo filme depois de ter trabalhado em Paranorman. O filme nao e propriamente prodigo em beleza ou mesmo em rigor tecnico ficando a ideia que adota um estilo que quer seguir ate ao fim nao sendo o melhor que se faz.
No cast de vozes o filme e competente desde logo Jackman numa personagem que encaixa perfeitamente nas suas caracteristicas vocais, aliado a uma Zoe Sandana que funciona bem na antitese do lado mais impulsivo da personagem. Galfinakis parece-me a escolha menos feliz.

O melhor - O cast de vozes.

O pior - A ideia que por vezes o filme se perde no lado demasiado mitologico do filme.

Avaliação - C

No comments: