Wednesday, July 03, 2019

The White Crow

Ralph Fiennes é um actor de excelência com uma carreira que foi construindo ao longo dos anos com grande consistencia e versatilidade. COmo realizador Fiennes tem optado por um estilo mais tradicional, muito na tradição inglesa de filmes BBC, sendo que este The White Crow acaba por novamente se encaixar neste estilo. Em termos criticos Fiennes sem deslumbrar tem conseguido boas avaliações nos seus projetos e novamente o conseguiu neste filme. Comercialmente sendo um filme essencialmente falado em russo e francês podemos dizer que os resultados ate acabaram por ser fortes.
Sobre o filme começamos por dizer que estamos numa epoca em que o cinema se tem debruçado sobre o lado mais cinzento da união sovietica, sendo este filme mais um desses episodios desta vez no mundo competitivo da dança e na ambiçao dos seus protagonistas. O filme tem uma historia intensa e interessante num registo que acaba por se desenvolver de menos a mais, um filme que inicia algo difuso mas consegue principalmente na ultima meia hora um cinema de impacto.
Pese embora a historia seja interessante quer do ponto de vista da dinamica e vivencia pessoal da personagem e das suas caracteristicas de personalidade, quer do ponto de vista politico da sociedade sovietica, o filme tem um defeito clara numa montagem difusa por espaços temporais diferentes e que acaba por ser pouco determinada na divisao dos seus momentos o que faz com que alguns apontamentos percam força,
Mesmo assim temos uma filme academico, bem trabalhado e produzido, com sequencias fortes de bailado, que cumpre os seus objetivos, demonstrando contudo em alguns apontamentos, concretamente na forma como distribuiu o filme ao longo da sua duração por perder o impacto que a historia filmada de uma forma mais linear poderia ter.
A historia fala de um bailarino russo, que apos uma incursão na europa, acaba por se associar a pessoas ligadas a arte europeia numa busca pela sua liberdade algo que a sociedade sovietica nao lhe da.
Em termos de guiao o filme e forte nao apenas na historia de base da personagem mas acima de tudo nos contextos politicos e sociais que o filme retrata. A personagem central e bem definida com caracteristicas muito rigidas mas parece que poderia ser bem mais forte em termos de dialogo.
Na realizaçao Fiennes opta por um estilo tradicional de sequencias longas, esteticamente pensadas mas com uma abordagem tradicionalista. Ainda nao conseguiu a sua obra de referencia que o conduza para um patamar de primeira linha atras das camaras mas tem construido uma carreira interessante.
No cast temos o bailarino Ivenko como protagonista, o que permite sequencias de bailado de primeira linha mas perde alguma capacidade interpretativa de uma personagem forte. O filme e uma obra a solo e os secundarios apenas marcam o ritmo.

O melhor - O contexto politico e social do filme.

O pior - A  montagem temporal do filme.

Avaliação - C+

No comments: