Saturday, July 06, 2019

Breakthrough

Com o sucesso claro de alguns filmes religiosos, que se centram acima de tudo na fe foi uma questão de tempo ate ao genero conseguir chamar a si, realizadores com maior talento e mais que isso alguns actores de maior renome. Este filme para alem de um realizador que vem de series de sucesso trouxe consigo algumas das figuras mais conhecidas dos ultimos tempos da televisao. O resultado critico do filme foi ligeiramente melhor do que propriamente dos outros filmes do genero atingindo contudo apenas a mediania. Comercialmente as coisas correram como o esperado com resultados consistentes tendo em conta o seu produto.
Sobre o filme eu confesso que sendo menos ideologico no debate dos dogmas da religiao do que os filmes mais conhecidos do genero na base temos mais do mesmo, ou seja uma situação limite e a fe de alguem para que tudo se recomponha contra todos os prognosticos, numa especie de relato de um milagre com todo o contexto para fazer resultar o acontecimento final e associa lo a vertente religiosa.
O filme tem os procedimento e os problemas de todos os filmes do genero, ou seja um drama de telenovela que mesmo tendo como base uma historia real torna tudo mais negro para no final tornar-se mais colorido, e nesse particular parece-me que o filme acaba por ser demasiado previsivel, demasiado repetitivo e com os cliches todos dos filmes religiosos de baixa qualidade.
Outro dos problemas do filme e que mesmo tendo consigo alguns atores de maior qualidade acaba por nunca querer recorrer aos mesmos em termos de exigencia de personagens que sao apenas o minimo para os objetivos dramaticos do filme funcionar o que acaba por nao acontecer porque o filme nunca consegue perder a roupagem de filme de baixa qualidade.
A historia fala de uma mae que tem de recorrer a todos os atos de fe e crença em deus para o seu filho recuperar de um afogamento que colocou a sua vida em risco.
Em termos de argumento temos a historia de vida tipica de um filme de domingo a tarde associada a questão religiosa com personagens e dialogos pouco trabalhados numa procura apenas da emoçao facil.
Na realizaçao deste projeto a batuta foi entregue a Roxann Dawson uma realizadora associada a diversas series televisivas com mais impacto em This is Us que tem uma realiaçao tipica para potenciar o lado dramatico e de telenovela do filme. Nao me parece alguem com talento para ir mais alem.
No cast o filme arrisca pouco Grace com o lado descontraido tipico das suas personagens apesar da sua nao ser propriamente exigente, acaba por ser Metz e o seu lado dramatico ja conhecido que tem em si maior destaque.

O melhor - A intensidade dramatica de Metz

O pior - Ser mais um filme religioso sem grande sentido

Avaliação - D

No comments: