Friday, July 05, 2019

Alita: Battle Angel

James Cameron é sem duvida a pessoa no cinema norte americano que mais capacidade tem como realizador para fazer as suas historias ganharem dinheiro e dimensão como poucas. Talvez por isso se limite a poucos filmes como realizador embora tenha intervençao posterior em algumas produçoes como é esta sua ideia que foi entregue a Rodriguez como realizador. Alita foi um filme que esteve longe de convencer a critica com avaliações essencialmente medianas, contudo em termos comerciais o projeto resultou, o que sendo algo de base e com origem na Manga acaba por ser algo surpreendente, contudo os nomes envolvidos acabam por justificar.
Sobre o filme temos de dividir a analise em duas partes totalmente distintas. por um lado em termos de guião, onde o filme opta por um sci fi de mundos diferentes separados e na ligaçao do humano com a maquina com alguma simplicidade sem grandes elementos novos, e que acabam por narrativamente ser um filme simples sem grande sedução.
Por seu lado no ponto de vista de produçao o filme e brilhante, o himanismo dos robot, a forma como quase nao conseguimos diferenciar os humanos dos objetos animados faz deste filme um objeto tecnicamente muito interessante que demonstra bem a evolução da animação no cinema e mais que isso a forma com que isso acaba por conduzir a formulas cada vez mais arrojadas.
Por tudo isto parece-me que estamos perante um razoavel filme de entertenimento puro, narrativamente de procedimentos simples e nem sempre originais, mas que acabamos por ficar totalmente surpreendidos pela qualidade das imagens e a produçao que nos dá, ou não tivesse Cameron por trás.
A historia fala de um robot criado por um caçador de recompensar que acaba por se envolver com um grupo de humanos que tem o objetivo de irem para a cidade do topo, onde a qualidade de vida e bem maior do que o lugar onde vivem.
Em termos de argumento o filme está longe de ser brilhante, fica a ideia que o filme reconhece as suas bases noutros filmes do genero e nao quer arriscar muito, com os truques tipicos deste tipo de filmes. Mesmo do ponto de vista emocional o filme cai por diversas vezes no tipico cliche.
No que diz respeito a realizaçao a produçao de Cameron permitiu que um Rodriguez de estudio eficaz capaz de um filme esteticamente de primeira linha, que nos trás para o que de melhor Rodriguez fez. Provavelmente vimos mais Cameron do que Rodriguez no filme mas a simbiose funciona.
No cast o filme nao exige muito dos seus interpretes, Connoly e Waltz tem papeis que encaixam no seu habitual estilo. Ali acaba por ser o que mais destaque tem no seu vilão e a jovem  Salazar ganha por ser a base de uma animaçao.

O melhor - O valor tecnico do filme.

O pior - EM termos de argumento poderia ser mais original

Avaliação - C+

No comments: