Wednesday, July 10, 2019

The Public

Emilio Estevez está longe de ser um ator de primeira linha pese embora enquanto jovem tenha conseguido algum sucesso. Nos ultimos tempos tem dedicado mais tempo a realizaçao embora ainda não tenha conseguido um sucesso pleno. Este ano novamente com a opção de multiplas personagens surgiu este filme que nao foi propriamente um sucesso critico e comercialmente as coisas tambem nao foram brilhantes tendo em conta o naipe de atores presentes.
Sobre o filme Esteves tem-se assumido um realizador de historias com diversas personagens que se encontram em momentos, foi isso em Bobby e volta a ter essa formula em Public, embora com uma ideologia mais patente do que propriamente o retrato de um acontecimento. Se em termos de puzzle as voltas das personagens acabam por ir bem dar ao epicentro final, em termos de convições parece-me um filme demasiado pensado em chavões que ficam bem mas que nem sempre sao funcionais.
O grande problema do filme acaba por ser na personagem principal, o seu passado nao encaixa no perfil apresentado e muito menos nas suas açoes finais, parece que de repente temos alguem disposto a tudo por causa e isso acaba por surgir muito isolado, nao so na personagem principal mas tambem nos seus aliados, o que acaba por tornar a força da conviçao central do filme algo frouxa.
Mesmo assim temos um filme que em termos de forma e bem construido, mas que em termos de linhagem narrativa nao e propriamente um grande filme tornando-se muitas vezes demasiado obvio, e nem sempre bem trabalhado em algumas personagens como a do procurador demasiado simples na sua vilania.
A historia fala de um funcionario da biblioteca municipal que diariamente alberga sem abrigo que e alvo de um ataque de um grupo de sem abrigos que quer tornar a biblioteca num abrigo para fugirem a algumas noites de um frio siberiano que vai por as suas vidas em chek,
Em termos de argumento o filme e melhor nos principios basilares do que propriamente na sua execução, onde acaba por ser em muitos momentos algo básico e procurar demasiadas vezes o fundamentalismo ideologico. Tambem em termos de dialogos tudo poderia ser melhor trabalhado.
Na realização Estevez procura o mesmo estilo de Bobby com um estilo calmo de movimento de personagens e pouco mais. Aqui temos o lado musical com a simbologia necessaria mas que acaba por ser colocado demasiado a cru no filme.
No que diz respeito ao cast podemos dizer que Estevez esta longe de ser um ator de topo na forma como desempenha e protagoniza uma personagem algo perdida e que se encontra, mas que acaba por nunca transparecer, sendo mesmo Wright aquele que a espaços consegue maior destaque dramatico.

O melhor - A forma como as personagens sao conduzidas para a situação.

O pior - A personagem central parece cair de para quedas em cada situação

Avaliação - C

No comments: