Friday, February 22, 2019

Spider-Man: Into the Spider-Verse

A animação norte americana passa obviamente por um momento em que a criatividade não está ao seu nivel mais elevado dai que percebemos que dois dos nomeados este ano para melhor filme de animaçao mais não são do que sequelas de exitos passados. Contudo existiu um projeto que chamou a atenção de toda a critica pela sua originalidade pese embora tenha como pano de fundo o heroi Spider Man. Este filme conquistou por completo a critica com a sua irreverência, sendo mesmo o grande candidato ao oscar de melhor filme de animaçao. COmercialmente para um filme tão arriscado os resultados acabaram tambem por ser muito positivos o que nos permite acreditar que o risco e o sucesso podem funcionar bem em conjunto.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo e uma pedra no charco em diversos pontos no cinema de animação, desde logo do ponto de vista tecnico, a forma como o filme mistura generos com um sentido e com um objetivo mas acima de tudo a homenagem aos quadradinhos que o filme nos dá e completamente delicioso e um espetaculo original delicioso na forma como as imagens nos são dadas e na forma como estilos se misturam como se de realidades se tratasse.
O segundo ponto onde o filme funciona quase em pleno e no arrojado argumento e mais que isso na forma como os dialogos, a satira, a semelhança com o que de melhor e mais irreverente filmes como Deadpoll tem acaba por dar ao filme um caracter surpreendente e mais que isso uma formula completamente diferente de tudo o que vimos anteriormente, com aspetos mais serios e outros completamente satiricos.
O unico senão do filme, ainda que menor e o facto do argumento e historia de base com a conjugação de realidades poder ser algo confuso para faixa etarias mais pequenas num filme que tambem e destinado aos mais pequenos. Aqui parece-me que uma intriga mais objetiva ou mesmo um filme mais linear poderia causar ainda mais impacto numa formula brilhante produzida com essa mesma superioridade criativa.
A historia fala de um jovem comum, no mundo do spider man que acaba por ganhar os poderes do super heroi, e tentar perceber o que esteve por trás do desaparecimento do mesmo, entrando em contacto com outras realidades com super herois diferentes mas com os mesmos poderes que acabam por formar uma equipa.
Em termos de argumento devemos dividir a intriga central que me parece algo confusao, embora percetivel para pessoas mais adultos, com os detalhes especificos que fazem o filme ser delicioso, nas cuiriosidades e nos dialogos e na forma como homenageia e bem os filmes daquele super heroi.
No que diz respeito à realização temos uma dupla que se une pela primeira vez e o resultado tecnico é original e brilhante o que altera um pouco os ultimos anos da animaçao mais convencional numa mistura de estilos que funciona principalmente no contexto do filme.
No que diz respeito ao cast de vozes, um grupo enorme de figuras conhecidas a colaborar com um projeto diferente que o ajudam e muito a ficar mais forte, num dos melhores trabalhos de animaçao a todos os niveis dos ultimos anos.

O Melhor - A irreverencia e originalidade da historia e do filme em termos tecnicos

O pior - Pode ser algo dificil para os mais pequenos

Avaliação - B+

No comments: