Tuesday, February 19, 2019

Mirai

O cinema de animaçao asiatico foi sempre um marco em termos deste genero do cinema, sendo filmes que usualmente associam valor critico com um sucesso comercial grande principalmente nos paises daquela região do globo. Este Mirai e mais um filme com a componente maxima dessa tradição que conquistou a critica com avaliações essencialmente positivas. Comercialmente Mirai obteve resultados significativos nos EUA talvez potenciado pela nomeaçao aos oscar de melhor filme de animaçao.
Em termos de filme podemos dizer que tecnicamente o filme mistura o lado tradicional do desenho humano com as potencialidades maximas do sentido estetico dos cenarios exteriores e mais que isso interiores. Também no lado moral parece-me claro que se trata de um filme rico, com os pressupostos bem estabelecidos, e mais que isso parece-me que se trata de um filme com o mesmo formato que outros filmes.
Assim, parece-me que o lado que nos parece que funciona pior no filme acaba por ser o lado fantastico do filme, o mundo e as relações com os antepassados pese embora seja uma ideia interessante, nem sempre consegue ter o impacto desejado e perde acima de tudo no lado mais descontraido que o lado real do filme consegue ter.
Mesmo assim um filme interessante, uma boa conjugação entre a riqueza moral que os filmes de animação oriental conseguem ter, associado a um nivel estetico e um lado interpretativo de primeira linha. Podemos dizer que no final este tipo de filmes redunda em coisas muito proximas e que Mirai esta longe de ser sequer um dos melhores filmes do genero, mas numa altura em que mesmo o cinam americano de animaçao esta em crise parece-me claro que se trata de um filme competente e principalmente brilhante na contextualização do espaço.
Sobre o filme o mesmo conta a historia de uma criança que ve a chegada ao seu agregado familiar de um novo rebento, numa altura em que a sua familia tem que se adaptar a nova situação, e acima de tudo perde a atenção de alguns familiares, o mesmo acaba por viajar num mundo imaginario onde interage com figuras passadas e futuras da sua familia.
Em termos de argumento a formula e muito semelhante a algumas das obras mais relevantes do cinema de animaçao asiatico. Podemos dizer que em termos de dialogos vale pela simplicidade de processos e pela mensagem forte e atual que transmite.
Na produçao temos o lado tradicional do 2d mas com a força visual que normalmente estes filmes asiaticos conseguem ter no detalhe. Denota-se a homenagem as figuras mais proeminentes deste tipo de cinema, sendo dos elementos mais valiosos do filme.
No cast de vozes e em virtude de ter visto a versão japonesa, parece-me dificil avaliar a execução que me parece competente.

O melhor - O detalhe da casa.

O pior - O mundo imaginario poderia ser mais trabalhado

Avaliação - B

No comments: