Monday, February 18, 2019

Mary Queen of Scots

A monarquia inglesa tem algumas das historias mais carismaticas da historia mundial, dai que nao seja estranho o facto de muitas dessas historias de vez em quando terem adaptaçoes cinematograficas de maior e menor dimensao. Este ano em pleno deadline para os premios surgiu este filme, com duas das actrizes em melhor forma do momento. O resultado critico nao foi brilhante e de imediato afastou o filme das maiores competiçoes em termos de premios. Comercialmente o filme foi mais eficaz embora ainda longe de um grande sucesso.
Este e daqueles filmes sobre intrigas e contra intrigas de coroas que deu aso a muitas das series de sucesso, onde rapidamente se percebe que o trono não só é sinonimo de poder mas mais que isso de risco. O filme tem uma intriga interessante, tem o peso historico das decisões sustentado em boas intepretaçoes mas fica a sensação que o filme poderia e deveria ser mais cru na forma comm nao entra propriamente nas dinamicas relacionais em questão.
Outro dos apontamentos que me parecem limitar o filme e ser uma abordagem algo tradicionalista, em termos de produçao e realizaçao para alem de um bom guarda roupa e uma maquilhageem de primeiro nivel fica a faltar uma abordagem estetica diferenciadora que a distanciasse de forma normal de tudo o que ja tinha sido feito ou mesmo dos estilos que estão a ser adoptados nas series de sucesso.
Ou seja um filme descritivo sobre um momento marcante na monarquia inglesa, com o seu valor historico e uma intriga na teia de poder tipica de um filme politico de epoca, mas penso que falta aqui alguns elementos que consigam elevar a historia, nao so na definiçao das personagens, no trabalho algo simplista dos dialogos ou mesmo na abordagem da realiaçao.
A historia fala de Mary, rainha da escocia que agora viuva tenta ganhar o reinado ingles, que declara seu, entrando num conflito imediato com a sua prima. Contudo e dentro de portas e com os planos existentes pela corte para o seu casamento seguinte que surgem os maiores problemas.
Em termos de argumento o acontecimento historico que o filme relata é interessante e mais que isso e dotado de uma intriga politica e relacional de primeira linha, parece-me é que o filme principalmente na definiçao das personagens e dialogos poderia ser mais objetivo.
Na realizaçao Josie Rourke pegou num filme maior que ela e limitou-se ao minimo exigido numa produçao com alguma dimensao mas que as imagens nunca tentam correr qualquer risco. Para uma realizadora que teve aqui o maior palco fica a ideia que tinha espaço para muito mais.
Ao apostar em duas das actrizes em melhor forma do momento existiu pouco risco. Ronan ja a vimos mais competente mas sofre de uma caracterizado demasiado simplista da sua personagem. Bem melhor Robbie que mais uma vez sublinha um excelente momento de forma provando que e bem mais do que uma cara bonita do cinema.

O Melhor - O guarda roupa e a maquilhagem

O pior - As personagens terem pouca profundidade

Avaliação - C

No comments: