Monday, February 11, 2019

High Flying Bird

A netflix nos ultimos dois anos tornou-se num viveiro de produçoes de realizadores conceituados com experiencias para um publico menor, mas que teve em roma o sucesso critico pleno que pode ser essecencial na forma como este conceito de cinema acaba por ser vincado. Soderbergh apostou no inicio deste ano em mais um filme filmado com Iphone no mundo do desporto e sem grandes figuras de referencia. Exibido em Sundance o filme conseguiu uma boa recepção critica com avaliações positivas, sendo que comercialmente com a falta de figuras de primeira linha o filme poderá ter muitas dificuldades.
Sobre o filme, ter um filme de desporto sem uma unica sequencia de desporto, e arriscado e neste caso parece-me ser um filme demasiado preso nas entrelinhas dos dialogos e por isso com dificuldade de ter a intensidade narrativa suficiente para pregar o espetador ao ecra. Parece-me um filme arrojado, com uma mensagem interessante de entrar dentro do desporto, mas parece-me demasiado subtil para ter o impacto desejado.
Mesmo assim e um filme com alguns bons momentos quer nos dialogos entre participantes mas acima de tudo nas manobras da relaçao de interesses que o filme nos da. Parece sim e que e sempre um filme mais teorico do que de personagens e quando assim é o filme acaba por perder aquilo que de mais importante poderia ter que e o impacto da sua mensagem.
Em termos esteticos esta forma de filmas que Soderbergh ja tinha utilizado no interessante Unsane acaba por nos dar planos interessantes e filmes com uma assinatura muito propria. Parece-me um filme mais valioso na sua competencia tecnica do que propriamente naquilo que concretiza na sua historia.
A historia fala da relaçao entre um agente desportivo e um rookie da NBA em plena greve de jogadores e a forma com que todas as decisões mais nao sao manobras de poder entre agenciar.
O argumento tem muito de forte e claro nas convicções que quer transmitir mas parece-me sofrer da falta de personagens dimensionais para dar o lado politico como contexto de uma historia maior. Tambem a indefiniçao pelo lado mais ligeiro do filme nao encaixa bem naquilo que o filme quer retratar.
Na realizaçao a posta de Soderbergh novamente pelo Iphone funciona o filme em termos esteticos e de entrada na historia é de primeira linha muito por culpa de um estilo que ja e mais uma marca de assinatura de um realizador, atualmente omnipresente mas distante de obras primas à algum tempo.
No cast o filme nao tem propriamente figuras de primeira linha, e sofre alguma falta de carisma das personagens por esse facto. Fica a ideia que o filme poderia e deveria ser acima de tudo mais exigente com as personagens para chamar melhor interpretaçoes

O melhor - A ideologia está la

O pior - O filme nao a aproveita para aproximar a historia do espetador

Avaliação - C-

No comments: