Saturday, February 02, 2019

Green Book

Todos os anos existe um filme que quase não demos pela sua produçao que acaba a corrida para os oscares na lideraça, faltando saber se conquista o ultimo round. O filme deste ano é este Green Book, uma comedia entre duas pessoas completamente distintas de meios e raças distintas que se encontram numa tour, em plena segregação racial. Pese embora Green Book nao tenha tido a unanimidade critica, quem gostou do filme e principalmente a audiencia maior amou o filme e tornou-o num grande candidato ao oscar de melhor filme. No que diz respeito ao nivel comercial com a passagem da palavra Green Book tornou-se num sucesso comercial tambem e uma das grande surpresas de 2018.
Sobre o filme começo por dizer que este filme tem tudo para ficar na historia e cedo percebemos que vamos ter um filme com excelentes personagens e excelentes dialogos, num momento social importante, sendo um filme que com uma simplicidade brilhante acaba por tocar em muitos dos problemas que os filmes de grande dimensão tomam, sempre potenciados por um dos melhores argumendos dos ultmos tempos e acima de tudo por interpretaçoes de montra.
O segredo do filme parece-me mesmo a forma como personagens tão diferentes entram numa quimica que nos ultimos tempos nao tem tido paralelo em hollywood. A ligaçao entre personagens torna com que o filme mais que bonito, consiga ser comico e mais que isso significativo, elementos que tornam de qualquer filme uma referência não só num ano mas acima de tudo para o futuro.
Sem duvida não so um, ou talvez o melhor filme do ano, mas mais que isso, um filme que facilmente sera recordado no futuro, percebendo-se isso enquanto vimos o filme, numa abordagem para todos, sobre uma tematica para todos, contada com simplicidade, deixando as personagens demonstrarem todo o seu fundo como poucos ate ao momento.
A historia fala de um descendente italiano com tendencia para responder agressivamente ao conflito, que e contratado para conduzir um elitista pianista de cor, numa tour pelo sul dos estados unidos em plena epoca de segregaçao social.
O argumento e brilhante principalmente acente em dois pontos que sao a base de qualquer filme, as personagens, extremamente bem caracterizadas e que combinam como poucas, e mais que isso os dialogos. Nao sei se o filme e fiel a realidade mas esta sera para sempre a visao dos dois.
Na realização Peter Farelly abandonou o irmão e a comedia main stream para postar num filme que lhe sai bem. Mesmo tendo um bom trabalho percebe que existem pontos no filme muito mais ricos e deixa-os brilhar e isso e astucia de um realizador que apos este filme sera sempre observado de forma diferente.
No cast Mortenssen e ALi dão-nos duas das melhores interpretaçoes dos ultimos tempos, potenciadas ainda mais que pela simbiose entre ambas. O papel de Mortensen e incrivel, nao so pela disponibilidade fisica mas pela forma como encaixa perfeitamente nos lados diversificados da personagem. Fruto de termos um ano competitivo provavelmente ficara a porta do oscar, quando talvez merecia mais. ALi deve ganhar o oscar ja que pelo que vi ate ao momento a sua prestação e incomparavelmente melhor a todas as outra que estão consigo nomeadas.

O melhor - A forma como o filme consegue ser descontraido e serio de uma forma pouco vista.

O pior - O debate sobre a veracidade do relatado deveria ser indiferente a avaliação do filme

Avaliação - A

No comments: