Saturday, February 23, 2019

The Favourite

Yorgos Lathimos deve ser um dos realizadores em melhor forma no cinema atual, depois de dois primeiros filmes que conseguiram o fulgor critico mas seriam demasiado estranhos para o consenso surgiu esta satira sob a forma de filme de epoca que conquistou a critica em pleno conseguindo mesmo ser o filme com mais nomeaçoes aos oscares, o que demonstra bem toda a sua pujança. Em termos comerciais Lathimos teve tambem aqui o seu melhor resultado muito por culpa da força na temporada de premios.
Eu confesso que gosta do forma de Lathimos realizar desde a forma como capta as imagens ate a forma como consegue que sequencias sem sentido algum e disparatas na sua forma de expressar o façam, e neste filme temos mais uma vez isso, da forma mais interessante que se pode pensar, num filme de epoca detalhado com toda a circunstancia e sarcasmo que o filme merece.
Outro dos veiculos do sucesso do filme e talvez o maior deles acabe por ser as tres interpretaçoes centrais de tres atrizes em primeira linha que levam o filme e alguns dialogos para patamares muito elevados quando fica a ideia que o filme em si poderia nao ser tao forte sem elas, já que na essencia a historia e mais curiosa do que fulguralmente interessante e mesmo o final pensamos que poderia ser bem mais imperativo.
Ou seja um filme que confesso que nao considero o melhor o ou o mais arrojado de Lathimos e obvio que tem um argumento bastante interessante, é bem realizado e muito bem interpretado, contudo falta uma historia diferente, uma abordagem que nao seja repetitiva o que acaba por ser mesmo no argumento, acabamor por a determinado ponto perceber a previsibilidade do que vai acontecer.
A historia fala da Rainha Ana de Inglaterra e a relação que mantem com uma amiga conselheira, que vai alterar quando uma empregada entre na casa real e começa a chamar a atenção da rainha o que pode alterar a dinamica de toda a coroa.
Eu confesso que o argumento e muito interessante principallmente em termos de dialogo, ja que em termos narrativos parece-me algo previsivel. E certo que nao e normal observarmos um filme de epoca tao arrojado em termos dos dialogos, e isso acaba por ser o elemento mais surpreendente do filme.
Em termos de realizaçao Lathimos tem assinatura e isso e oo que de mais importante um realizador pode ter, ainda para mais quando junta a isso argumentos de primeira linha, e um arrojo na abordagem, um dos realizadores mais em forma do cinema atual.
No cast tudo funciona Coleman e brilhante, embora nao nos pareça actriz principal, que na minha opiniao seria claramente Emma Stone, também ela com um papel intenso, mas o meu maior sublinahdo do filme vai para a excelente construçao de Weisz do primeiro ao ultimo minuto.

O melhor - As interpretaçoes

O pior - O filme acaba por no percurso narrativo ser algo expetavel

Avaliação - B

No comments: