Monday, October 15, 2018

Searching

Este filme em ambiente online com um elenco a partida nada apelativo acabou por ser uma das grandes surpresas do ultimo festival de Sundance, onde acabou por ganhar o premio para filme de estreia. Em termos de resultados criticos este filme foi bem recebido pese embora sem a capacidade para lutar por premios este thriller acabou por ser um dos filmes sensaçao deste ano. E esta sensação acabou transpirar tambem para o valor comercial do filme ja que os resultados do filme foram bem acima daquilo que se esperava.
Searching e um filme original ja que passa todo ele no ecra de um computador, e fá-lo de uma forma competente com a capacidade de nos dar uma intriga competente, numa abordagem propria e que nos prende ao ecra passando pelos diferentes perigos e pelas diferentes conjugaçoes em termos online. Pena e que anos antes tenha surgido um filme de terror de qualidade mediana mas com uma abordagem semelhante que tenha sido o original deste filme passado em ecra de computador contudo sem a qualidade ou a maturidade que este filme consegue ter.
O filme começa bem no lançamento da sua historia, mas acima de tudo parece-me que o filme funciona melhor quando entra no paradigma moral da internet, aqui o filme usa alguma satira para funcionar. Os lapsos temporais tambem me parece interessante pois todos sabemos que depois de um acontecimento choque e usual algum afastamento. O filme funciona pior na parte final, o final do filme surge de uma forma demasiado rapida e aqui parece que o filme perde algum impacto nesta sua conclusao.
Mas Searching pega na ideia base de Unfriended e da-lhe a roupagem de um filme mais adulto, competente e o filme funciona no impacto, na capacidade de surpreender e mais que isso na capacidade do filme lidar com diversos pontos relacionados com a internet e o ambiente online trabalhando-os de uma forma madura e abrindo a discussao
O filme fala de um pai que depois de ver a sua filha desaparecer de forma a auxiliar a investigação acaba por aceder ao computador e redes sociais da sua filha.
EM termos de argumento a base do filme funciona em termos de intriga mesmo sendo um filme que nao e original na sua base descritiva ao contrario do seu estilo é um filme competente, intenso e isso acaba por deixar as personagens principalmente a central crescern.
Na realizaçao e um filme complicado porque todo ele é passado em ambiente online. Este filme de estreia pese embora nao seja original na sua base acaba por ser o melhor filme com este conceito. E um filme pensado bem e executado também. Por este facto fica bem esta estreia de Chaganty e deixa-nos na expetativa do que vem em seguida.
No cast Cho esta a tornar-se um actor mais dramatico e podemos dizer que ate funciona com alguma intensidade, pese embora esteja demasiado preso a imagem de comediante de segunda linha. Em segunda linha uma Messing mais intensa que acaba por ser uma das surpresas do filme.

O melhor - A abordagem do filme.

O pior - Unfriended ser um filme pior mas que ja tinha esta abordagem tirando a sensação deste estilo.

Avaliação - B

No comments: