Thursday, October 04, 2018

The Darkest Minds

Quando se pensava que a febre das aventuras juvenis, ou mais concretamente a adaptaçao das aventuras juvenis tinham acabado a Fox surgiu com esta nova saga, pensada em Franchising sobre crianças com poderes em grupos contra poderes instalados. Em termos criticos esta adaptação de uma nova saga foi um fiasco total e isso pode condicionar e muito a continuaçao da mesma. Comercialmente as coisas tambem nao correram melhor o que corrobora a possibilidade de termos ficado pelo primeiro capitulo e com um final em aberto.
Eu acho que acima de tudo as pessoas estão fartas de historias sobre crianças dividadas em grupo oprimidas e a ter de lutar pela sobrevivencia. Nos ultimos anos foram diversas as sagas, ou tentativas das mesmas que tiveram lugar uma com mais sucesso que outras mas todas muito iguais, e esta saga acaba por ter em grande dimensao esse problema, e de principio a fim mais do mesmo a todos os niveis, na base, no desenvolvimento e na sua conclusao aberta a pensar em novos capitulos.
Dai que este filme tenha dois problemas para alem da falta de originalidade que o condenam de imediato ao fracasso. Desde logo falta-lhe carisma nas personagens aqui falta obviamente a presença de actores mais conhecidos ou pelo menos um elemento narrativo que lhe de uma roupagem propria e por outro lado nao tem dimensao para efeitos de primeira linha sendo tudo demasiado previsivel desde o primeiro ao ultimo minuto, numa historia que nunca tem ingredientes suficientemente fortes para fazer funcionar.
Por tudo isto so um suicidio monetario podera dar continuidade a uma saga morta a nascença, numa altura em que este tipo de historias passou de moda, e mais que isso onde a falta de ingredientes proprios ou mesmo de alguma abordagem diferente, fazem destes filmes tao previsiveis que ninguem tem curiosidade de os alimentar.
A historia fala de uma jovem que depois de uma doença nas crianças que as divide por habilidades tenta fugir ao grupo repressor onde esta instalada iniciando uma road trip pelo novo mundo na companhia de tres amigos, um de cada grupo, tentando recuperar a liberdade e a familia
Em termos de argumento quer a historia, quer as personagens e a execução e do mais previsivel que os grandes estudios fizeram nos ultimos anos, parece-me claro que um filme como este teria de ter ingredientes novos e este nao tem, nem nunca trabalha nesse sentido. Tudo e feito pelo esperado e isso acaba por ser cansativo.
Na realizaçao de estreia na saga tivemos Yuh Nelson uma realizadora de origem asiatica conhecida pela realizaçao de animaçao dos dois ultimos Kung Fu Panda, que aqui tem um trabalho de grande estudio sem grande arte ou ambiçao. Os efeitos nao sao de ponta e a abordagem demasiado tradicional. Nao foi propriamente a melhor passagem para o Live Action.
No cast o filme perde muito da sua força, a aposta em Stenberg oriunda de Hunger Games nao funciona porque a actriz nao tem carisma e isso parece evidente nas apostas que tem sido feitas na mesma. Ao seu lado os secundarios tambem me parecem faltar empatia com o publico. Sendo que Moore nos grandes dá o lado carinhoso e pouco mais.

O melhor - A divisao de grupos e obvia

O pior - O filme e uma colagem total de outros produtos

Avaliação - D

No comments: