Wednesday, October 03, 2018

Black '47

O cinema britãnico é sempre um ninho para novos valores não nó na interpretação mas muitas vezes também em termos de argumentistas ou realizadores. Este filme cru é mais um produto de um cinema irlandês que durante muitos anos foi pioneiro na intensidade dramatica mas que nos ultimos anos perdeu alguma da sua dimensão e visibilidade. Este filme demonstra essa menor visibilidade já que pese embora as criticas maioritariamente positivas acabou por ser quase invisivel em termos comerciais.
Sobre o filme eu confesso que a intensidade e a capacidade de nos dar filmes fortes é uma forma que gosto principalmente num estilo de filmes britanico, que nao tem problema de nos dar o pior das pessoas e a sujidade dos ambientes com pouco sol. Essa fotografia acaba por ser o ponto mais forte e carismatico de um filme forte, pesado, que se aproxima facilmente do espetador na capacidade de transmitir a capacidade de sobrevivencia e impeto das suas personagens.
Pese embora esta força o filme cai por vezes em alguma previsibilidade exagerada dos seus twists que acabaou por tirar do mesmo algum impacto, mesmo assim temos um filme bem realizado e interpretado que pese embora nao fosse nada de novo e competente na forma como em termos emotivos e do que transmite se aproximar do espetador.
E pena que filme acom alguma qualidade como este sejam usualmente subjugados em termos de visibilidade por filme menos interessantes, e isso deve-se ao facto de cada vez se procurar historias de sofrimento ou de honra para historias futoristas e aqui este filme perde ainda por nao ter figuras de primeira linha.
A historia fala de um desertor de guerra que regressa a terra natal percebendo que a sua familia foi dizimada pelo poder instalado começando um plano de vingança contra todos eles
Em termos de argumento nao temos um filme com grandes dialogos ou com uma narrativa bastante diferenciadora acabando por ser o parente mais pobre de um filme que nos outros elementos tem o maior destaque.
Na realizaçao Lance Daly é um realizador de filmes de curto custo que aqui demonstra algum sentido estetico principalmente na facilidade com que usa a pouca cor para aquilo que sao os seus objetivos em termos de transmissao de ideias. Parece-me um realizador competente a estar atento num futuro proximo.
No cast o filme tem um quase desconhecido James Frencheville como protagonista ele que ja tinha sido destaque no consagrado Animal Kingdom, aqui temos um papel intenso, disponivel e vistoso de um actor que nos parece merecer mais destaque. Nos secundarios um Weaving usualmente competente acaba por ser o balanço para a furia de Frencheville em todo o filme.

O melhor - A capacidade do filme ser duro de uma forma muito epica

O pior - Os twis serem algo previsiveis

Avaliação - B

No comments: