Sunday, October 28, 2018

A Star is Born

Desde a sua apresentação em Veneza fora da competição que este remake de uma historia conhecida, numa abordagem  actual efetuada por Bradley Cooper começou a liderar as apostas para os premios que ai se avizinham de uma forma clara. Este sucesso quase unime critico impulsinou tambem o filme em termos de bilheteira onde obteve resultados muito consistentes e que podem fortalecer ainda mais a forma como o filme se vai candidatar aos premios principalmente aos oscares.
Sobre o filme eu tenho dificuldade em considerar uma historia conhecida que ja vai no seu segundo remake um filme capaz de impulsionar e marcar o registo de um ano, a não ser que a abordagem seja totalmente diferenciadora. Este filme tem aspetos em que o é principalmente no que diz respeito a uma forma muito propria que o filme tem de captar sequencias de espetaculo, e aqui penso que a forma como Cooper quis entrar em palco e a mais valia do filme.
Tambem emotivamente o filme e forte, criando uma ligaçao forte entre as personagens mesmo que seja a custa de cliche e frases feitas trocadas entre ambos, o filme é de aproximaçao facil com o espetador, na forma como o leva e encaixar na relaçao central. Mas isto e comum e muitos outros filmes romanticos por si so, e nem por isso existe um entusiasmo brutal em torno desses filmes. Aqui resulta alguns apontamentos como o desejo de ver pessoas em papeis diferentes e aqui temos o facto do filme transformar fisicamente Lady Gaga, e mais que isso vermos um Cooper musico.
Mas o filme esta longe de ser um grande filme, muito menos uma obra prima, em um cliche romantico na sua essencia e no desenvolvimento narrativo, que acaba por se tornar previsivel. E um filme em que parece uma tragedia de Nicholas Sparks com musica e com dialogos ligeiramente mais criativos na fase inicial, mas onde tudo aconteceu a personagem central. Existe filmes que a critica quer colocar num patamar que o filme nao tem, este ´obviamente um deles.
A historia fala de uma rock star em degradação por problemas de alcool que acaba por conhecer uma empregada de balcao que canta num estranho bar, iniciando uma relaçao proxima com a mesma que a vai levar ao estrelato.
O argumento e totalmente previsivel, pode-se aqui discutir a força das palavras romanticas nas musicas, e alguns bons dialogos principalmente na fase inicial do filme, mas depois o filme cai na previsibilidade de um guião igual a muitos outros e pouco mais. Um filme com um argumento tao simples como este dificilmente pode ser um filme de topo.
Cooper estreia-se aqui na realizaçao com um trabalho com algum merito principalmente nas sequencias de palco, depois temos um trabalho que visa dota o filme do lado emotivo das personagens que funciona mas esta longe de ser uma assinatura. Certo e que a critica especializada gostou muito e a carreira dele como realizador esta lançada.
No cast Cooper tem um bom desempenho ainda que algo repetitivo, uma boa interpretação fisica e acima de tudo artistica pode-o levar a mais uma nomeaçao de um actor que contudo estou longe de achar um peso pesado e hollywood. Lady Gaga parece-me que vale mais pela voz do que pela interpretação ainda que o facto de ser uma surpresa a sua caracterizaçao fisica pode valorizar externamente o seu papel.

O melhor - A forma como as sequencias de palco sao realizadas.

O pior - E uma historia repetida e que na essencia não tras nada de novo

Avaliação - C+

No comments: