Friday, October 12, 2018

Loving Pablo

É habitual por vezes o cinema num curto espaço de tempo se enamorar por personagens da vida real, dando-lhe atenção em diversos generos como diversos filmes e algumas series. Uma dessas personagens é sem sombra de duvida Pablo Escobar, que nos ultimos anos ja vimos diversos filmes, documentários e uma serie de fama mundial como foi Narcos. Este filme, produzido em espanha mas com uma dimensão mais global não foi propriamente o produtor mais aperciado pela critica com avaliações tendencialmente negativas.Também comercialmente e principalmente nos EUA o filme acabou por ser um pequeno desastre, talvez porque o produto já estava devidamente usado.
Sobre o filme podemos desde logo dizer que tinha tudo para ser o grande trabalho sobre Escobar, primeiro porque era baseado numa biografia de alguem que conviveu de perto com o narcotraficante, depois porque tinha como interpretes dois dos melhores actores de lingua espanhol que ainda para mais são um casal da vida real e como realizador um jovem valor do cinema espanhol. COntudo o filme está longe de funcionar, principalmente pelos buracos narrativos, e isso ainda se nota mais quando quase todas as pessoas que viram este filme, viram a mesma historia muito mais detalhada em Narcos.
Por outro lado a opçao pela lingua inglesa no filme parece totalmente estranha e condiciona o realismo do filme, mesmo que ambos os actores consigam ser  competentes neste ponto, parece-me claro que o filme perde um lado independente que a historia pede, com esta opção. Mesmo que em termos produtivos, e principalmente nas execuções o filme adquira uma brutalidade que nao foi vista nos outros filmes e algumas sequencias bem realizadas que são a mais valia do filme.
Ou seja Loving Pablo funciona pouco principalmente porque o objeto do seu filme esta completamente gasto de principio a fim, mesmo que seja uma abordagem mais dura do que por exemplo fez Narcos o certo é que em termos da novidade que transmite ao espetador ela não existe e pior que isso a relação central quase sempre e pouco trabalhada.
A historia fala de Pablo Escobar e os momentos mais conhecidos da sua relaçao com a jornalista Virginia Vallejo e a forma como a ascenção no mundo do crime de Pablo foi condicionado a relação entre ambos.
Em termos de argumento eu confesso que é mais facil fazer uma serie detalhada do que um filme detalhado sobre alguem. mas depois do sucesso de Narcos e abrangencia que teve relativamente à vida de Escobar o filme parece claramente curto e pouco denso mesmo na sua parte central que é a relaçao entre os protagonistas.
Sobre o realizador Leon de Aranoa é um realizador conceituado em Espanha e cujo produto americano até tinha funcionado minimamente bem. Este filme tem bons momentos principalmente na força das imagens das execuções mas pouco mais em termos daquilo que na realidade o filme quer ser. Nao foi nem de perto nem de longe o resultado que o realizador necessitava para mais altos voos.
No cast e obvio que Bardem funciona como Escobar, principalmente no seu lado mais escuro e criminal, Uma excelente construção fisica de um excelente actor que esta ao nivel esperado. Cruz está menos forte mas a sua persnagem e muito menos trabalhada, pese embora o filme seja baseado na auto biografia da propria.

O melhor - Bardem e as sequencias de execuções

O pior - Narcos ter ido muito mais longe no mesmo tema

Avaliação - C-

No comments: